Técnico da Seleção Brasileira de vôlei celebra anúncio de Pré-Olímpico e Liga das Nações no Brasil

País será sede de fases das duas competições mais importantes até as Olimpíadas de Paris

Renan Dal Zotto
ANGELA WEISS / AFP

Escrito por

Nada melhor do que jogar em casa, com o apoio de sua torcida e com menos problemas de logística. Após anunciado o Brasil como país-sede do Pré-Olímpico 2023 e da Liga das Nações 2024, o técnico da Seleção masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, celebrou a oportunidade de ter a torcida brasileira ao lado dos atletas.

- Jogar em casa será muito bom. Os Jogos (Olímpicos) são um mês depois da Liga das Nações. O que a gente conseguir otimizar dentro de casa, treinar em Saquarema, nosso templo do voleibol há tantas décadas, será bom pra gente. É um ano muito difícil. As Olimpíadas começaram hoje para a gente. A gente já vinha com a cabeça acompanhando e trabalhando nesse planejamento, é claro, mas com essa oficialização começa a contagem regressiva - avaliou Renan, em entrevista ao "Ge".

+ Dream Tour: Circuito Brasileiro de Surfe terá campeões da WSL

Os Jogos Olímpicos ocorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Na última edição, a equipe masculina de vôlei ficou com a quarta colocação, sem integrar o pódio pela primeira vez desde as Olimpíadas de Sidney, em 2000. Ex-jogador da Seleção, Renan ressaltou que a ansiedade por um resultado melhor e para dar alegrias aos brasileiros é grande, mas deve ser controlada.

- Só tem um remédio para controlar a ansiedade: a quadra. A bola, o trabalho... é a melhor maneira de dar conforto e maturidade aos jogadores e à comissão técnica. No momento que conseguimos desenvolver nosso trabalho, fazer o nosso melhor, tranquiliza todo mundo no sentido de "estamos preparados". A vitória será consequência - declarou.

Os benefícios também são logísticos. Com menos viagens para serem feitas e menos dificuldades com a adaptação de alimentação e sono, o Brasil pode ficar mais tranquilo com relação aos horários e à metodologia de preparação.

- É tudo bate e volta, muito rápido, você perde horário de treinamento, porque as viagens são longas e desgastantes. O Brasil está longe da maioria dos locais de jogo, que são na Europa. Trazer uma competição dessa magnitude para o Brasil é muito bom, extremamente positivo. Estar ao lado da torcida, sem precisar de deslocamento e fuso horário, é muito bom - disse o treinador.

O Rio de Janeiro será sede do Pré-Olímpico. Porém, o Brasil pode não disputar a competição em casa: serão 24 seleções divididas em três grupos de oito equipes cada. A Seleção pode ter que jogar, também, na China ou no Japão, a depender do sorteio que será realizado nesta sexta-feira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter