Sarah e Rafaela caem na estreia e Brasil inicia mal Grand Slam russo

Brasileiros que chegaram mais perto do pódio em Ecaterimburgo foram Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg). Eles ficaram em sétimo lugar, após caírem na repescagem

Brasil teve Takabatake (60kg) e Cargnin (66kg) em sétimo no primeiro dia do Grand Slam de Ecaterimburgo
Eric Takabatake (à esq.) ficou em sétimo lugar no Grand Slam de Ecaterimburgo (Foto: Marina Mayorova/IJF)

Escrito por

O Brasil teve um início ruim no Grand Slam de Ecaterimburgo de judô, na Rússia, evento que marcou a estreia de Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres-2012, na temporada. De volta à categoria até 52kg, a atleta perdeu a primeira luta e deixou a disputa. Medalhista de ouro na Rio-2016, Rafaela Silva (57kg) também caiu na rodada inicial.

Rafaela, que vinha de uma prata no Grand Slam de Dusseldorf (ALE), foi surpreendida por ippon da anfitriã Daria Mezhetskaia. E Sarah sofreu três punições no duelo com Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão. Já Nathália Brígida (48kg), que faturou um bronze na competição alemã, não passou pela portuguesa Maria Siderot, que venceu com um waza-ari.

Os brasileiros que chegaram mais perto do pódio foram Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg). Eles ficaram em sétimo lugar após caírem na repescagem. 

Takabatake estreou com vitória nas punições sobre Csaba Szabo, da Hungria, e derrotou o turco Samet Kumtas com um waza-ari no golden score das oitavas-de-final. Nas quartas, o brasileiro foi superado pelo japonês Yuma Oshima, por ippon, tendo que buscar a recuperação na repescagem pelo bronze. Ele enfrentou o russo Albert Oguzov, que venceu o confronto com um waza-ari e, em seguida, venceu a disputa pelo bronze.

Em chave menor, Cargnin precisou de uma vitória sobre o eslovaco Matej Poliak, por ippon, para chegar às quartas, onde caiu para Kilian Le Blouch (FRA). O francês ainda terminou o dia com o ouro do meio-leve.

Na repescagem, Daniel fez luta equilibrada com o japonês Taroh Fujisaka, definida no golden score com um waza-ari para o adversário.

Pelim e Eleudis Valentim vencem na estreia, mas param nas oitavas

O ligeiro Phelipe Pelim protagonizou um dos ippons mais bonitos do dia logo em sua primeira luta em Ecaterimburgo, derrotando Hiu Fung Leung, de Hong Kong. (Veja o vídeo)

Nas oitavas, porém, ele não conseguiu passar pelo georgiano Lukhumi Chkhvimiani e despediu-se das chances de buscar um pódio.

Assim como ele, a meio-leve Eleudis Valentim (52kg) estreou com vitória por ippon sobre a russa Yulia Kazarina, mas parou nas oitavas diante da israelense Gefen Primo.

A competição continua neste sábado, e a seleção terá outras seis chances de buscar medalhas na Rússia, com Eduardo Barbosa (73kg), Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy (81kg), Alexia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Portela (70kg). As preliminares começaram às 3h30 (de Brasília).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter