quinta etapa da Volta da França.

Peter Sagan venceu a quinta etapa da Volta da França. Van Avermaet segue líder (Foto: AFP)

LANCE!
11/07/2018
16:51
Paris (FRA)

O eslovaco Peter Sagan foi o vencedor da quinta etapa da Volta da França, que aconteceu nesta quarta-feira, entre Lorient e Quimper, em percurso de 204,5 km marcado por subidas e descidas. O desempenho melhor já era esperado pelo ciclista, que deixou escapar a vitória no dia anterior nos metros finais.

Esta é a segunda vez que Sagan vence uma etapa na edição deste ano. O tricampeão mundial vestiu a camisa verde, dada ao líder da disputa por pontos. Na Volta da França, no entanto, a camisa mais valiosa é a amarela, que fica com o ciclista com menor tempo somado. Neste momento, ela é do belga Greg Van Avermaet, que conseguiu apenas o sétimo lugar nesta quarta-feira.

A segunda posição da etapa ficou com o italiano Sonny Colbrelli, que foi superado por Sagan em um sprint nos últimos metros de prova. Philippe Gilbert, belga, fechou o pódio. As quarta, quinta e sexta posições ficaram, respectivamente, com o espanhol Alejandro Valverde, o francês Julian Alaphilippe e o irlandês Daniel Martin.

― Tive um pouco de sorte porque o Colbrelli se aproximou, mas não teve tempo para me alcançar. Antes, o Gilbert se lançou ao ataque. Mas o sprint de Avermaet que vinha mais atrás no final chamou a atenção dele e acabou beneficiando a mim e ao Colbrelli ― analisou Sagan. ― Hoje estavam menos pontos em jogo do que o normal, acho que eram 30, mas é melhor que nada. Amanhã será outro dia ― completou.

Aos 28 anos, Sagan completou sua 10ª vitória na Volta da França e ficou entre os quatro ciclistas que mais venceram na competição. A frente do eslovaco estão apenas o britânico Mark Cavendish, que ocupa a primeira colocação com 30 vitórias. Os alemães Marcel Kittel e André Greipel, que estão respectivamente em segundo, com 14 vitórias e terceiro com 11.

A etapa desta quinta-feira terá Van Avermaet novamente com a camisa amarela. A prova acontecerá entre Brest e o Muro da Bretanha, em um percurso de 181 km. Uma das características dessa prova é a presença de mais desníveis a partir da segunda metade e uma subida elevada nos metros finais, que pode favorecer Sagan mais uma vez.

Classificação da quinta etapa
1 Peter Sagan, Svk (Bora-Hansgrohe) 4:48:06
2 Sonny Colbrelli, Ita (Bahrain-Merida)
3 Philippe Gilbert, Bel (Quick-Step Floors)
4 Alejandro Valverde, Spa (Movistar Team)
5 Julian Alaphilippe, Fra (Quick-Step Floors)
6 Daniel Martin, Irl (UAE Team Emirates)
7 Greg Van Avermaet, Bel (BMC Racing Team)
8 Søren Kragh Andersen, Den (Team Sunweb)
9 Andrea Pasqualon, Ita (Wanty-Groupe Gobert)
10 Vincenzo Nibali, Ita (Bahrain-Merida)

Classificação geral
1 Greg Van Avermaet, Bel (BMC Racing Team) - 18:22:00
2 Tejay van Garderen, USA(BMC Racing Team) - 0:00:02
3 Philippe Gilbert, Bel (Quick-Step Floors) - 0:00:03
4 Geraint Thomas, GBr (Team Sky) - 0:00:05
5 Julian Alaphilippe, Fra (Quick-Step Floors) - 0:00:06
6 Bob Jungels, Lux (Quick-Step Floors) - 0:00:09
7 Tom Dumoulin, Ned (Team Sunweb) - 0:00:13
8 Søren Kragh Andersen, Den (Team Sunweb)
9 Rigoberto Uran, Col (EF Education First-Drapac p/b Cannondale) - 0:00:37
10 Rafal Majka, Pol (Bora-Hansgrohe) - 0:00:52