Primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz será no Rio de Janeiro

Doze seleções disputarão o campeonato, de 24 a 29 de março, no Parque Olímpico

Arena Maria Esther Bueno, no Parque Olímpico do Rio
Arena Maria Esther Bueno, no Parque Olímpico do Rio, sendo preparada para receber os jogos do 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz (Foto: Divulgação)

Escrito por

O Rio de Janeiro receberá o primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de março, na Arena Maria Esther Bueno, no Parque Olímpico, na zona oeste da cidade.

Doze seleções disputarão o campeonato, que serão divididas em dois grupos de seis. Os países participantes são Brasil, Argentina, Alemanha, França, Croácia, Chile, Canadá, Uruguai, Equador, Bolívia, Israel e Colômbia. Ao todo, serão 144 atletas na competição e o sorteio dos grupos será no dia 10 de março. Todos os jogos do Mundial terão entrada gratuita e serão transmitidos ao vivo pela página do evento no Facebook.

Uma das três modalidades jogadas na areia, o futebol raiz é disputado com dois times de seis jogadores. As partidas têm dois tempos de 20 minutos, com intervalos na metade de cada período. A quadra mede 30 x 42 metros e o piso é de areia compactada.

As outras duas modalidades disputadas na areia são o beach soccer (dois times de cinco jogadores, três tempos de 12 minutos, quadra de 28 x 37 metros e areia fofa) e o futebol de praia (parecido com o de campo, são duas equipes de 11 jogadores e dois tempos de 45 minutos).

Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Areia e pela Soccer World Confederation, o primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz tem apoio dos governos Federal e Estadual, além da Prefeitura do Rio.

"É o legítimo futebol raiz porque é jogado em qualquer campo de areia batida, seja na praia ou não. Estamos muito felizes de poder realizar o primeiro Mundial no Rio, com entrada gratuita em todos os jogos, para estimular o público a conhecer a modalidade", diz Nereu Maidana, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Areia e criador dos primeiros campeonatos da categoria, no Rio Grande do Sul, ainda nos anos 1980.

“O Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Olímpicos em 2016 e tem uma vocação natural para os esportes praticados ao ar livre. Temos certeza que o Mundial será um sucesso e ajudará a consolidar o futebol de areia”, diz o canadense Christian Prevost, presidente da Soccer World Confederation.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter