Rainha! Hortência é eleita a melhor de todos os tempos em Mundiais

Brasileira triunfa em eleição popular da Fiba com 85% dos votos. Ela guiou a Seleção na conquista do título mundial de 1994 e até hoje é a maior pontuadora do time nacional

Hortência fez história para o basquete brasileiro e até hoje é reconhecida
Divulgação

Escrito por

A brasileira Hortência segue na memória dos fãs de basquete em todo o mundo. Ela foi eleita na última terça-feira a melhor jogadora de todos os tempos em Campeonatos Mundiais, em eleição aberta ao público organizada pela Federação Internacional Basquete (Fiba).

A ex-jogadora conseguiu 85% dos votos e deixou para trás rivais de peso da WNBA, como as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; a australiana Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova. A segunda mais votada foi a australiana Lauren Jackson, campeã mundial em 2006, no Brasil.

Com Hortência, o Brasil se sagrou campeão mundial em 1994, na Austrália. Na ocasião, ela registrou média de 27.6 pontos por jogo na competição, incluindo 32 pontos na vitória memorável sobre os Estados Unidos por 110 a 107, na semifinal.

– Eu queria estar em terra agora pra poder comemorar com os meus amigos e agradecer a todo mundo que se mobilizou, todo o povo brasileiro que votou por mim. Não sei nem o que falar de tão feliz, de tão emocionada que estou. A única coisa que posso dizer com certeza é o agradecimento a todos que se mobilizaram e votaram por mim. Muito obrigado mesmo. Vocês fizeram uma pessoa muito feliz. A importância desse prêmio é inenarrável. Ser a melhor de todos os tempos, pra mim, depois de 24 anos fora das quadras? Vocês não acreditariam no tanto que estou feliz. Muito obrigada mesmo! – declarou Hortência em um vídeo gravado antes de embarcar de férias para Portugal.

A ex-jogadora de 58 anos também é a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira, com 3.190 pontos em 127 partidas (média de 24,9 por jogo). Seu currículo ainda tem uma prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1994.

Em 2005, Hortência se tornou a primeira brasileira a entrar para o Hall da Fama da modalidade. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter