menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Presidente do COI diz que conjunto de fatores tirou Olimpíada de Hamburgo

Mandatário da principal entidade olimpíca no mundo, Thomas Bach afirma que problemas com a Copa de 2006, escândalo de doping e refugiados fizeram cidade retirar candidatura

Thomas Bach soltou o verbo para cima da Fifa (Foto: Richard Juilliart/AFP)
imagem cameraBach citou diversos fatores que causaram a desistência de Hamburgo à sede dos Jogos (Foto: Richard Juilliart/AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 30/11/2015
17:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

A súbita decisão da cidade de Hamburgo de não mais concorrer à sede dos Jogos Olímpicos de 2024 pegou muitos de surpresa. Mas, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, tem uma explicação formada para o motivo da retirada da candidatura alemã.

Para ele, dúvidas quanto ao orçamento da Olimpíada, a controvérsia e escândalos que pairam sobre a Copa do Mundo da Alemanha em 2006, e os recentes casos de doping no mundo esportivo contribuíram para a votação contrária da população de Hamburgo (51.6%) ao referendo que questionava se o local deveria ou não seguir com o processo.

Além disso, o crescente número de imigrantes refugiados de países em guerra no Oriente Médio, como os sírios, também pode ter "atrapalhado" na candidatura. Espera-se que cerca de um milhão de imigrantes busque a Alemanha como novo lar.

- Obviamente a votação apertada foi muito influenciada pela discussão sobre o financiamento do projeto apresentado pela cidade candidata. Estamos cientes de que a decisão surgiu em um período no qual a Alemanha deve lidar com um desafio histórico, com um número extremamente alto de refugiados chegando ao país - disse Bach.

continua após a publicidade

Para ele, essa incerteza afastou a Olimpíada da Alemanha, assim como o recente escândalo na Copa do Mundo de 2006, na qual o presidente do Comitê Organizador e ex-jogador e treinador, Franz Beckenbauer, foi acusado de receber US$ 7.6 milhões da Fifa antes da escolha da sede.

- A decisão também pode ter sido influenciada por tristes incidentes relacionados a doping e corrupção em outras organizações esportivas. É uma pena, já que o COI garante transparência e boa govbernabilidade, além de aplicar restritas leis anti-corrupção com o programa de reformas da Agenda Olímpica 2020 - comentou, antes de completar sobre a decisão alemã:

- O COI, é claro, respeita a votação dos cidadãos de Hamburgo. Lamentamos a decisão que deve ser vista à luz de circunstâncias particulares e difíceis nas quais o referendo foi realizado. É uma oportunidade perdida para a Alemanha.

Agora, apenas quatro cidades brigam para ser sede dos Jogos de 2024: Budapeste (HUN), Los Angeles (EUA), Paris (FRA) e Roma (ITA). A próxima Olimpíada, em 2016, será no Rio de Janeiro, enquanto Tóquio (JAP) sediará a disputa em 2020.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias