Prefeita de Paris ‘fará de tudo’ para que Rússia e Belarus não disputem as Olimpíadas

Guerra contra a Ucrânia fez os dois países serem banidos de diversas competições

Em Paris-2024, o vôlei de praia pode acontecer aos pés da Torre Eiffel (Crédito: Divulgação)
Paris será a sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos (Crédito: Divulgação)

Escrito por

Rússia e Belarus nos Jogos Olímpicos de Paris 2024? Para a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, é uma situação impensável. Por conta da guerra contra a Ucrânia, os dois países foram banidos de diversas competições e não vão disputar as Olimpíadas. No entanto, após o COI se mostrar disposto a permitir atletas das duas nacionalidades como neutros, o debate esquentou entre os organizadores do evento.

- Não consigo imaginar que eles (COI) tomem essa decisão. Não consigo imaginar por um segundo que o COI queira deixar tal legado. Então, farei tudo o que puder para garantir que isso não aconteça - disparou Hidalgo.

+ CBSurf anuncia datas e locais do Dream Tour; veja calendário e novidades

Em fevereiro deste ano, a prefeita se opôs às propostas do Comitê Olímpico Internacional. De acordo com ela, os atletas de Rússia e Belarus poderiam disputar os Jogos em uma equipe de refugiados.

- Devemos agir agora. O fato de o COI ter escolhido Paris para a celebração destas Olimpíadas é um sinal muito forte porque é a capital dos direitos humanos - finalizou.

A invasão à Ucrânia se iniciou no dia 24 de fevereiro do ano passado. Os conflitos não cessaram desde então. A organização das Olimpíadas afirmou que acatará as determinações do COI. Portanto, caso o Comitê permita a presença dos atletas, eles participarão dos Jogos de Paris 2024, que ocorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter