Pâmela Rosa relembra início no skate: ‘Olhei e me apaixonei’

De volta após lesão, Pâmela Rosa celebra maturidade aos 19 anos e volta por cima. Cotada para Tóquio-2020, ela é atração na etapa de São Paulo do Circuito Brasileiro

Pamela Rosa
Pâmela Rosa é uma das atrações na etapa de São Paulo do Circuito Brasileiro (Foto: Julio Datefon)

Escrito por

Um dos grandes desafios do skate, caracterizado pelo estilo de vida e de competição particular, é se adaptar às demandas olímpicas, já que o esporte fará sua estreia nos Jogos em 2020. Quarta colocada no ranking mundial da modalidade Street e cotada para representar o Brasil em Tóquio, Pâmela Rosa se mostra despreocupada com a pressão. Apenas mantém a mesma rotina há dez anos e evita se distrair com expectativas.

A paulista de São José dos Campos quer mesmo é agitar São Paulo neste final de semana, quando acontece a etapa de São Paulo do STU Qualifying Series, o Circuito Brasileiro de skate, que definirá a Seleção do país para 2019. As disputas serão no Parque Municipal Chácara do Jockey.

Recuperada de uma ruptura do ligamento do tornozelo esquerdo, sofrida enquanto competia em Londres, em junho, a atleta celebra a maturidade que conquistou com apenas 19 anos. As eliminatórias do feminino acontecem neste sábado, às 18h, enquanto as do masculino estão programadas para 9h. No domingo, serão disputadas as semifinais e finais.

– Venho crescendo nos campeonatos. Ainda estou fazendo fisioterapia, mas já disputei quatro competições (vem de um quinto lugar no X-Games de Mineápolis) e estou ansiosa para mais uma etapa do STU. É uma competição importante para a gente, para as meninas, ainda mais em São Paulo, meu estado – disse Pâmela, ao LANCE!.

Pamela Rosa
Skatista brasileira tem apenas 19 anos (Foto: Julio Detefon)

O currículo é expressivo, mas não faltou luta para chegar ao patamar atual. A skatista se tornou a atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro nos X-Games, na edição de Oslo, em 2016, com apenas 16 anos. Hoje, ela tem quatro conquistas no evento: dois ouros (Austin-2016 e Oslo-2016) e duas pratas (Austin-2014 e Austin-2015). Também é bicampeã mundial da World Cup Skateboarding (WCS) e campeã do Sul-Americano e conta com três patrocinadores privados.

– Comecei no skate quando um colega da minha irmã foi fazer um trabalho de escola em casa e levou um skate. Eu olhei e me apaixonei por ele. Comecei a andar e passei por dificuldades – afirmou a atleta, que recorda um dos dramas da curta carreira.

– Uma delas foi quando fui chamada para o primeiro X-Games, em Foz do iguaçu. Não tinha estrutura nem patrocínio. Cheguei com minha mãe, e o skate quebrou. Eu não tinha um reserva. Um amigo meu de São Paulo tinha e andei com o dele, mas não me dei muito bem. Mas fui chamada para competir e hoje tenho quatro medalhas nos X-Games – celebra.

Evento terá outras atrações
A etapa de Street do Oi STU Qualifying Series - SP espera contar com 24 atletas no feminino e 96 no masculino. Além de Pâmela, nomes como Tiago Lemos, Felipe Buchecha, Mônica Torres, Vitória Mendonça, Lucas Xaparral estão confirmados.

O evento também contará com programação diversificada, que valoriza a cultura urbana, com muita música, artes gráficas, moda e alimentação.

Na música, a trilha sonora terá rock’n roll, groove e hip-hop. Neste sábado, a Layback Band, formada por skatistas de São Bernardo do Campo, abre os trabalhos e o DJ Tamenpi fecha a sessão.

No domingo, serão dois shows: a Black Donalds se apresenta das 16h às 17h e a Deb And The Mentals, das 17h às 18h. Em seguida, DJ Tamenpi fecha a set list. O palco será montado próximo ao STU Food Park, outra atração paralela ao esporte, com diversas opções de food trucks e um cardápio variado que vai de hambúrguer à comida vegetariana, passando por cachorro-quente, pizza, café e cervejarias artesanais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter