menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Na Americup, Brasil revive espírito de Oscar Schmidt contra os EUA; relembre

Em 1987, time bateu americanos no Pan. Agora, em 2025, Brasil chega à final da Americup

As lembranças da final histórica do basquete masculino do Pan-Americano de Indianápolis-1987 jamais serão apagadas da memória dos brasileiros. Sob o comando de Oscar Schmidt, a seleção derrotou os EUA dentro da casa dos norte-americanos pela primeira vez em toda a história da modalidade. 
imagem cameraSeleção Brasileira masculina comemora a vitória sobre os EUA no Pan de 1987 (Arquivo CBB)
Dia 30/08/2025
22:43
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

A seleção brasileira de basquete voltou a escrever um capítulo marcante contra os Estados Unidos, lembrando o feito histórico da geração de Oscar Schmidt em Indianápolis, em 1987. Assim como naquela ocasião, quando o Brasil surpreendeu o mundo ao conquistar o ouro dos Jogos Pan-Americanos diante dos norte-americanos, neste sábado (30), em Manágua, na Nicarágua, a equipe atual mostrou poder de reação e alcançou uma vitória impressionante sobre os EUA, garantindo vaga na final da Americup.

continua após a publicidade

Na edição de 1987, Oscar e seus companheiros derrotaram os anfitriões por 120 a 115 em uma das maiores surpresas do basquete internacional. Quase quatro décadas depois, o Brasil voltou a superar a tradicional potência, desta vez com uma virada por 92 a 77, após ter estado 20 pontos atrás no placar. O resultado recoloca a Seleção em um patamar de respeito na competição continental e reforça a simbologia da camisa verde e amarela diante de um adversário que historicamente domina o esporte.

Brasil vence Estados Unidos de virada e está na final da Americup

Mais do que a vaga na final, a vitória simboliza a continuidade de uma tradição de superação do basquete brasileiro, capaz de derrubar todas as diferenças dentro de quadra. Liderada pelo armador Yago Santos, cestinha da partida, a Seleção mostrou intensidade e disciplina defensiva para conter os norte-americanos no último período, limitando-os a apenas nove pontos contra 34 da equipe brasileira.

continua após a publicidade

Com o triunfo, o Brasil vai enfrentar a Argentina neste domingo (31), em Managua, na Nicarágua. A vaga na final reafirma o crescimento do trabalho coletivo do grupo e traz memórias de um passado glorioso. Assim como em Indianápolis, o recado foi dado: contra os Estados Unidos, o basquete brasileiro sempre pode surpreender.

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Brasil busca vaga na decisão da Americup
Brasil vence EUA na Americup e revive de Oscar Schmidt diante dos americanos (Foto: Divulgação/ FIBA)
  • Matéria
  • Mais Notícias