João Fonseca busca, no Rio Open, um feito jamais alcançado no tênis
Jovem tenista de 18 anos foi campeão no ATP de Buenos Aires

João Fonseca, agora número 68 do mundo após sua conquista no ATP 250 de Buenos Aires, vai tentar no Rio Open uma façanha jamais alcançada no mundo do tênis: a dobradinha Buenos Aires - Rio de Janeiro com o título também do Rio Open.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Fonseca se tornou o mais jovem brasileiro a ganhar um título de ATP aos 18 anos e cinco meses, o quarto mais jovem no século e entre os dez mais jovens que venceram desde 1990.
O torneio argentino é o mais tradicional da gira sul-americana e está em sua 25ª edição, data de 2001 quando Gustavo Kuerten venceu a primeira edição e até ontem havia sido o único brasileiro a levantar o caneco.
O Rio Open estreou no calendário em 2014 e está em sua 11ª edição tendo só se ausentado do calendário em 2021 em virtude da pandemia. É o mais importante pela premiação e pontuação, é o único ATP 500 do continente.
As listas dos dois eventos são sempre parecidas, salvo uma ou outra ausência, mas ninguém conseguiu a façanha de vencer na Argentina e depois o torneio carioca. Em 2014, David Ferrer venceu na capital argentina e parou na semifinal no Rio de Janeiro. O título ficou com Rafael Nadal sobre Alexandr Dolgopolov.
No ano seguinte foi a vez de Ferrer ganhar no Rio de Janeiro e Nadal cair na semi diante de um inspirado Fábio Fognini. Em 2016, Dominic Thiem ergueu a taça no torneio argentino e parou na semi na capital carioca. A taça ficou com Pablo Cuevas.
Em 2017, Dolgopolov surpreendeu e levantou a taça na Argentina, mas caiu nas quartas no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Dominic Thiem foi bi em Buenos Aires, mas parou nas quartas do Rio Open. Em 2019, o italiano Marco Cecchinato surpreendeu com a taça na capital argentina, mas parou na estreia no Rio de Janeiro.
Em 2020, Casper Ruud foi campeão de Buenos Aires, mas chegou cansado e parou no italiano Gianluca Mager na estreia no Rio de Janeiro. O italiano perdeu a final para o chileno Cristian Garin em um torneio com muitos problemas por conta das chuvas.
Em 2022, Ruud voltou a triunfar em Buenos Aires, mas não jogou no Rio e o troféu ficou com Carlos Alcaraz que desabrohcava para o mundo com sua primeira conquista.
Em 2023, Alcaraz levou o caneco em Buenos Aires e chegou perto da façanha, mas perdeu dura final para o britânico Cameron Norrie. E na temporada passada, o argentino Facundo Diaz Acosta levou o troféu em sua casa, mas no Rio ficou nas oitavas diante do campeão, o argentino Sebastian Baez.
➡️Por que o Rio Open não é disputado no Parque Olímpico da Barra?
Outro feito para João Fonseca no Rio Open
Além deste feito, Fonseca tenta ser o primeiro brasileiro campeão em simples no Rio. Apenas Rafael Matos ergueu uma taça no torneio, nas duplas ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, em 2024. Fonseca estreia contra o francês Alexandre Muller e pode ter nas oitavas o argentino Tomas Etcheverry, oitavo favorito.
Em simples, jamais um brasileiro passou das quartas de final. Este ano, além de Fonseca, o torneio terá Thiago Wild, Thiago Monteiro, Gustavo Heide e Felipe Meligeni tentando esta façanha.
Tudo sobre

Lutas
Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC
Há 2 minutos
Vôlei
Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei
Há 30 minutos
NBA
'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James
Há 1 hora
Tênis
Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner
Há 1 hora
Lutas
Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC
Há 1 hora
Tênis
João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking
Há 1 horaMais LANCE!

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro

Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'

Calouro da NBA desafia Luka Doncic: 'Quero ver se é lento mesmo'

Alex Poatan não volta ao UFC em disputa por cinturão

João Fonseca sonha com top 20 da ATP no Masters 1000 de Montreal

De João Fonseca a Poatan: leilão de Neymar vai além do futebol

Jos Verstappen coloca futuro de Max na F1 com a Red Bull em dúvida

Carol Meligeni bate principal favorita na final na Argentina

Laura Pigossi celebra aniversário com título na Espanha

Carol e Rebecca são prata no Elite 16 de Copacabana

Zebra francesa entra para seleto grupo com João Fonseca



