Instituto vence Franca e Liga Sul-Americana será decidida no 3º jogo

Com um bom aproveitamento no primeiro quarto da partida e nos arremessos de três pontos, equipe aproveita mando de campo para triunfar; Jogo final será nesta sexta

Instituto de Córdoba x Franca - Liga Sul-Americana de basquete
Instituto de Córdoba aproveitou o mando de campo para vencer (Foto: Divulgação/Instituto de Córdoba)

Escrito por

Em um jogo marcado pela emoção até os últimos segundos e o equilíbrio entre as duas equipes, o Instituto de Córdoba derrotou o Franca na madrugada da quinta-feira para esta sexta-feira, no Estadio Angel Sandrin, na Argentina, por 79 a 68 e empatou a série da final da Liga Sul-Americana de Basquete em 1 a 1.

Como Franca havia vencido a primeira partida, no Ginásio Pedrocão, por 92 a 90, a decisão do torneio internacional será decidida em mais uma partida, que será a derradeira para revelar o campeão da Liga Sul-Americana, a segunda competição mais importante do continente, que será disputada no próprio Estadio Angel Sandrin, nesta sexta-feira, às 22h15 (de Brasília).

Córdoba começa com tudo
Apesar de ter feito os primeiros pontos da partida, o Franca conviveu com uma grande dificuldade no primeiro quarto do duelo. Os primeiros minutos foram equilibrados, com nenhum dos clubes conseguindo colocar uma grande vantagem no placar, mas, ao se aproximar da metade para o final, o jogo foi marcado por uma grande superioridade da equipe argentina.

A equipe brasileira não conseguia se entender em quadra, cometendo alguns erros na transição ofensiva. O Instituto de Córdoba, por sua vez, contou com um bom aproveitamento nos arremessos de Santiago Scala e Luciano González, atrelado ao um bom desempenho defensivo, para fechar o primeiro quarto com uma vitória por 22 a 10.

Didi para o resgate
Após a grande vantagem construída pela equipe argentina no primeiro quarto, técnico Hélio Rubens, de Franca, apostou na entrada de Didi, de 19 anos, em quadra. Mesmo com a pouca idade, o jovem provou porque é um dos jogadores mais promissores do basquete brasileiro, liderando a reação da equipe paulista, apesar da grande pressão que vinha das arquibancadas, já que o ginásio estava cheio.

O jovem camisa 7 foi o alicerce para uma reação sensacional do Franca, que conseguiu ir para o intervalo em vantagem. Enquanto que o Instituto de Córdoba não conseguia pontuar, a equipe brasileira foi inteligente, soube aproveitar os espaços e, com um bom aproveitamento nos arremessos de três pontos, venceu o período por 25 a 12 e o resultado parcial era de 35 a 34 para os brasileiros.

Equipe argentina volta a colocar vantagem
Com a desvantagem no placar, o Instituto de Córdoba voltou com uma estratégia diferente para o terceiro período. Antes, os argentinos buscavam sempre pontuar com arremessos de três pontos, mas, por conta da marcação do Franca, o time argentino alternou com os lances de longa distância com um trabalho mais forte no garrafão no início do quarto, com foco no ‘pick-and-roll', para garantir seus pontos.

A vantagem da equipe argentina alternava entre seis e sete pontos, já que Franca tentava responder às investidas do Instituto de Córdoba. A equipe brasileira sentiu dificuldades no ataque, visto que Lucas Dias e David Jackson, por exemplo, não tiveram bons desempenhos no terceiro quarto. Além disso, os brasileiros também encontraram problemas na transição entre ataque e defesa, já que o adversário aproveitou os espaços vazios para marcar seis bolas de três pontos. No fim do período, a vitória foi do Instituto de Córdoba por 26 a 19, com 60 a 54 no placar total.

Instituto de Córdoba cresce na hora ‘h’
Muito provavelmente por conta do nervosismo com o final da partida que vale um título continental, o último período foi marcado por uma pontuação baixa das duas equipes, que erraram muito nos arremessos de quadra e encontraram dificuldades para infiltrar nas respectivas defesas. Apesar disso, o Franca contou com Didi e Rafael Hettsheimeir para empatar a partida em 64 a 64 restando quatro minutos para o fim.

Nesse momento, porém, o Instituto de Córdoba cresceu e voltou a atacar a equipe brasileira com sua principal arma: os arremessos de três. Empurrados pela torcida que não parou de apoiar e com Santiago Scala, que aproveitou os espaços dados pela defesa brasileira, o cestinha da partida, a equipe argentina foi precisa na reta final do duelo e venceu por 79 a 68, levando a decisão para o terceiro e decisivo jogo.

Destaques da partida
Instituto de Córdoba
Santiago Scala: 21 pontos e 4 assistências
Facundo Piñero: 15 pontos, 2 assistências e 7 rebotes
Samuel Clancy: 9 pontos e 12 rebotes

Franca
​Didi: 20 pontos e 4 rebotes
Rafael Hettsheimeir: 14 pontos e 4 rebotes
Alexey: 9 pontos, 2 assistências e 4 rebotes

Garanta um desconto em eletrônicos, roupa ou viagens com cupons Lance:

- Ofertas MAC Cosmetics
- Promoções Descomplica
- Promoções C&A

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter