Hamilton alimenta esperança da Mercedes e lidera TL2 do GP da Espanha. Verstappen é 5º

Lewis Hamilton fez a melhor volta da segunda sessão livre do dia em 1min13s264

PorGrande PremioBarcelona (ESP)
21/06/2024 14:46
Atualizado em 21/06/2024 15:07

Supervisionado porGrande Premio,
000_34Y49A7-scaled-aspect-ratio-512-320
Hamilton está de malas prontas para a Ferrari (Foto: Thomas COEX / AFP)

Lewis Hamilton tratou de mostrar que o progresso da Mercedes na última etapa não foi obra do acaso e liderou o TL2 do GP da Espanha, realizado nesta sexta-feira (21) em condições típicas e sem interrupções. O heptacampeão superou Carlos Sainz em 0s022 com 1min13s264.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Em um circuito onde a maioria poderia ser capaz de andar com os olhos vendados, a sexta-feira foi das mais tranquilas vistas até aqui na temporada 2024. O TL1 até teve uma bandeira vermelha, mas por conta de um pedaço de carro que escapou da dianteira de Fernando Alonso e ficou jogado no meio da pista.

continua após a publicidade

➡️ Norris bate Verstappen e lidera TL1 morno do GP da Espanha de Fórmula 1

O TL2, em contrapartida, foi limpo do início ao fim, e a pista familiar permitiu um trabalho mais efetivo de equipes e pilotos. Dessa vez, médios e macios entraram em ação, e os compostos de faixa vermelha também foram os preferidos dos ponteiros para as simulações de corrida nos 15 minutos finais. Nesse instante, o resultado já estava decidido a favor de Hamilton, até então discreto nos treinos livres.

Confira como foi o TL2 da F1 em Barcelona:

Após uma primeira sessão bem morna, os pilotos partiram para a última atividade do dia, agora a maioria calçada com os médios para o stint inicial e com o asfalto ainda quente, em 44°C de temperatura, com termômetros em 25°C e umidade relativa do ar em 44°C. Voltas iniciais registradas, e Norris já tratou de colocar a McLaren na ponta, dando sinais de que a sessão certamente traria um desenho mais concreto com relação às performances das equipes.

continua após a publicidade

Russell, Verstappen e Sainz vinham na sequência — coincidentemente, os mesmos pilotos a alcançarem os melhores tempos das quatro principais equipes do grid atual no TL1. Piastri, em sétimo, ainda usava compostos duros, assim como Zhou e o duo da Williams, Albon e Sargeant.

Com o melhor primeiro setor, porém perda nos trechos seguintes, Hamilton ficou a 0s014 do companheiro de equipe, subindo para terceiro. Em mais uma tentativa, Verstappen melhorou a própria marca no primeiro trecho, porém perdeu bastante no restante da pista, fechando a 0s6. Pelo rádio, o neerlandês voltava a reclamar do equilíbrio do carro, relatando ao engenheiro Gianpiero Lambiase que estava "perdendo o carro nas saídas de curva, uma saída de frente estranha". Depois, ao ser orientado a retornar aos boxes, solicitou mudanças na asa dianteira.

continua após a publicidade

Após parada nos boxes, apenas Sargeant resolveu já partir com os macios para a sessão. Até então, Russell era o líder, após melhorar a volta de Norris em 0s108. Sainz, então, calçou também os compostos de faixa vermelha e detonou a marca do piloto da Mercedes, colocando a Ferrari em primeiro com 1min13s286 — 0s8 mais rápido.

Só que o #4 da McLaren também veio de pneus vermelhos e pegou o segundo trecho do circuito da Catalunha. A performance foi suficiente para ficar em segundo, a 0s033 de Sainz, enquanto Leclerc vinha em terceiro. Valtteri Bottas também aproveitou os segundos de fama da Sauber de borracha macia para figurar em quarto.

continua após a publicidade

Com pouco mais de 30 minutos para o fim, Verstappen, de macios, fez os setores 1 e 3 em roxo, mas o trecho intermediário foi determinante para manter o neerlandês atrás, em terceiro. Hamilton foi quem deu um belo salto e recolocou a Mercedes na ponta, enquanto Gasly surgia em quarto com a Alpine alguns giros depois.

20 minutos para o fim, Pérez, em último, partiu para buscar um tempo melhor com os pneus macios — o único até então no grid sem volta rápida registrada com os C3 da gama separada pela Pirelli para o final de semana. O mexicano melhorou o próprio giro, conforme o esperado, mas ficou longe dos primeiros colocados ao virar 1min14s081, em 13º.

continua após a publicidade

Os 15 minutos restantes, foram a deixa para os long runs, e as escolhas foram variadas entre macios e médios. Os três primeiros — Hamilton, Sainz e Norris —, por exemplo, optaram pelos macios para as simulações de corrida, enquanto Verstappen, em quinto, preferiu os médios.

Momento dos mais importantes para o acerto de corrida, mas que não traz mudanças na tabela. Portanto, coube mesmo a Lewis a liderança.

AUTO-PRIX-F1-ESP-PRACTICE
(Foto: MANAURE QUINTERO / AFP)

Fórmula 1 2024, GP da Espanha, Barcelona, TL2:

1 L HAMILTON Mercedes 1:13.264
2 C SAINZ Ferrari 1:13.286
3 L NORRIS McLaren Mercedes 1:13.319
4 P GASLY Alpine 1:13.443
5 M VERSTAPPEN Red Bull RBPT Honda 1:13.504
6 C LECLERC Ferrari 1:13.597
7 O PIASTRI McLaren Mercedes 1:13.622
8 G RUSSELL Mercedes 1:13.722
9 E OCON Alpine 1:13.766
10 V BOTTAS Sauber Ferrari 1:13.924
11 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:14.021
12 N HÜLKENBERG Haas Ferrari 1:14.053
13 S PÉREZ Red Bull RBPT Honda 1:14.081
14 F ALONSO Aston Martin Mercedes 1:14.091
15 Y TSUNODA RB Honda 1:14.211
16 D RICCIARDO RB Honda 1:14.257
17 G ZHOU Sauber Ferrari 1:14.345
18 L STROLL Aston Martin Mercedes 1:14.402
19 A ALBON Williams Mercedes 1:14.807
20 L SARGEANT Williams Mercedes 1:15.070

continua após a publicidade
Sugerida para você!

Mais LANCE!