Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

GP do Japão e Ayrton Senna: saiba como era a relação do tricampeão mundial com Suzuka

Brasileiro tricampeão da F1, venceu os campeonatos no Japão

Ayrton Senna no pódio do GP do Japão de 1988 (Foto: Divulgação)
Escrito por Joyce Rodrigues, supervisionado por

Ayrton Senna deixou a sua marca na Fórmula 1 de diversas formas. Seja dentro ou fora das pistas, o brasileiro é lembrado por todos pelo seu jeito de ser e a forma de pilotar. O piloto tinha uma relação de amizade muito grande com a pista de Suzuka, no Japão, palco da corrida deste final de semana.

Senna, que é tricampeão mundial, venceu todos os títulos de sua carreira no território japonês. Algumas aconteceram antecipadamente e outras bem disputadas. Pensando nisso, o Lance! apresenta a história das conquistas de Ayrton em Suzuka abaixo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

🏎️ 1988: DISPUTA COM ALAIN PROST

PASCAL PAVANI/AFP

Senna disputou o título com Alain Prost, companheiro de equipe. Neste ano, a McLaren venceu 15 dos 16 GPs, em um regulamento que tinha cinco descartes. Ayrton conquistou Suzuka, que rendeu seu primeiro título com uma corrida de antecipação. O francês venceu em Adelaide, na Austrália, mas não atrapalhou a festa brasileira.

Um ano depois, ambos protagonizariam um dos momentos mais marcantes da Fórmula 1. O francês venceria em 1989 após a polêmica desclassificação do brasileiro em Suzuka.

(Foto: Toshifumi KITAMURA / AFP)

➡️ Hamilton vê ‘melhor TL1 do ano’ e pede que Mercedes ‘não mude muita coisa’ no Japão

🏎️ 1990: TERCEIRA DISPUTA COM ALAIN PROST

(Foto: Jean-Loup GAUTREAU and Pascal PAVANI / AFP)

Pelo terceiro ano seguido, Prost e Senna estavam lado a lado em busca do título da F1. Logo no início, os dois pilotos se tocaram na largada e abandonaram a disputa. O resultado beneficiou Ayrton, que foi consagrado bicampeão a partir daquele momento, antes da última etapa, em Adelaide.

🏎️ 1991: UM ACIDENTE DEFINE O TÍTULO

(Foto: Toshifumi KITAMURA / AFP)

Assim como no ano anterior, um acidente definiu o título de Ayrton Senna. Dessa vez, o brasileiro batalhou com Nigel Mansell. Senna viu o inglês rodar e parar na brita ainda na nona volta da prova. No final, o brasileiro abriu caminho para que Gerhard Berger vencesse a prova. Assim como nos últimos anos, a Austrália fechava o campeonato.

O GP do Japão está sendo realizado neste final de semana, com dominância total de Max Verstappen no primeiro treino. O local também é especial para o holandês, já que conquistou o bicampeonato em 2022.