Fabrizio Gallas: ‘Bia Haddad – Lesão nas costas, bloqueio mental ou os dois ?’

Coluna aborda os últimos dias e torneios de Bia Haddad

biamaiaabudhabi245med2-aspect-ratio-512-320
Bia Maia em Abu Dhabi (Foto: Mubadala Abu Dhabi Open)

Escrito por

Comentava há nove dias da importante vitória de Beatriz Haddad sobre Ons Jabeur, com contundência, nas quartas em Abu Dhabi. Pois bem, de um dia para o outro tudo mudou. Três horas de jogo contra Daria Kasatkina, derrota na semi em um jogão. Queda nos detalhes . Nenhum problema nisso. 

Mas pouco depois veio a desistência da semi de duplas com Luisa Stefani, alegando problema nas costas. Sim, no final contra Kasatkina a brasileira colocou as mãos nas costas, foi visível na televisão. Ela não se comunicou com seu público sobre o fato.

Dois dias depois. Estreia em Doha, contra Xinyu Wang, contra a qual já havia vencido todos os jogos anteriores. Derrota por 6/1 6/3, com pouquíssima resistência e um momento parando o jogo para atendimento nas costas. E reclamou em dado momento da velocidade do saque. Novamente não se comunicou com seu público. Rolou um story no instagram com umas pegadas de animal e uma ampulheta quando chegou em Dubai.

Quase uma semana inteira depois, em Dubai, neste domingo, a brasileira parecia recuperada. Mostrando um belo tênis por um set e meio, dominando, errando muito pouco. Eis que perde uma vantagem de 6/4 4/2 com dois break-points e seu jogo desmorona por completo. Foi ao vestiário no intervalo para o terceiro set. Aparentemente não mostrou nenhuma dor. Mas levou seis games seguidos, se frustrou e até bateu raquete. Uma queda de nível até surpreendente pro que joga e para o que vinha fazendo.

Bia vinha relatando antes e no começo dessa série no Oriente Médio a questão mental , sua luta em buscar o equilíbrio nas partidas. Sim há uma pressão, ela é a melhor do país está na mídia e carrega um peso por não ter muitas outras meninas com tanto holofote em cima.

Será que as últimas derrotas têm sido mais mentais do que por problema físico ? Se as costas estavam doendo, não seria melhor fazer uma pausa e recuperar ? Esses WTAs 1000 não eram mandatórios, os próximos em Indian Wells e Miami, ambos em março, serão . 

Agora o fato é que ela não se comunica com seu público há mais de uma semana, então não sabemos de nada. Normal que um atleta não queira falar e dê chá de sumiço em determinadas situações, mas ela carrega um público

Que a Bia se abra pelo menos um pouco e fale o que rolou nos últimos dias se não vai dar margem para qualquer tipo de interpretação. O fato é que o Sinal de Alerta está ligado, seja na parte física e/ou mental. 

Um dos objetivos da brasileira para 2024 seria pontuar mais nos WTAs 1000. Nos dois primeiros duas derrotas. Começo não é nada bom.

O lado bom do tênis é que o ano é longo e na semana seguinte tudo pode mudar, é um novo sol que nasce, um novo torneio, uma nova partida onde o clique positivo pode vir.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter