F1: Lewis Hamilton vai usar capacete com as cores do arco-íris no GP do Miami em resposta ao governo da Flórida

Heptacampeão da categoria dispara contra política implantada por Ron DeSantis, governador conservador do estado

lewis hamilton
Hamilton desafio recomendações da FIA com protestos nas pistas (Foto: AFP)

Escrito por

Sempre atento às questões sociais, Lewis Hamilton vai utilizar capacete com as cores do arco-íris no GP de Miami. A medida do piloto da Mercedes se dá em resposta às políticas implementadas por Ron DeSantis, governador da Flórida, que aprovou uma lei, no final de março, que proíbe dicussões sobre orientação sexual e ideologia de gênero nas escolas. O evento da Fórmula 1 se inicia nesta sexta-feira, com a realização dos treinos livres. No domingo, será disputada a corrida principal, às 16h30 (de Brasília), com transmissão da Band.

Lewis Hamilton se manifestou contra as medidas conservadoras da autoridade do estado. De acordo com o heptacampeão, o protesto é um posicionamento em prol da comunidade LGBTQIA+. No GP do Qatar, em 2021, o astro disputou a corrida com o acessório, visto que o país localizado no Oriente Médio considera a homossexualidade um crime.

+ Fórmula 1: Felipe Massa afirma que busca por título de 2008 é pelo automobilismo brasileiro

- Eu li sobre algumas decisões que foram tomadas pelos governo aqui e não concordo com isso, não as apoio. Eu realmente quero continuar ao lado da comunidade LGBTQIA+ e vou usar a bandeira do arco-íris no meu capacete este fim de semana - disparou.

As manifestações de Hamilton não são apenas em respeito à comunidade LGBTQIA+. Primeiro piloto negro da história da F1, o heptacampeão também é engajado em prol da democratização racial. Em 2020, após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, o britânico se juntou aos milhões de manifestantes do movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam, traduzido para o português).

Hamilton acredita que a população de Miami pode se conscientizar sobre as medidas impostas pelo governo do estado da Flórida. O principal nome da Mercedes acredita que a sua voz pode dar mais espaço à comunidade e às manifestações.

- Não são as pessoas de Miami que estão tomando essas decisões, são as pessoas no governo. E esse é o problema. O esporte estará aqui comigo ou não, então, enquanto eu estiver aqui, vou continuar a apoiar simplesmente por estar aqui e usar isso em meu capacete. Espero que isso aumente o volume (da comunidade) - finalizou.

Hamilton ocupa a quarta colocação da classificação da temporada 2023 da Fórmula 1. O britânico integrou o pódio apenas uma vez, quando terminou o GP da Austrália na segunda colocação.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter