Dupla brasileira cai na segunda luta e dá adeus ao Mundial de judô

Maria Portela e Rafael Macedo, categorias -70kg e -90kg, respectivamente, não conseguem a performance desejada na madrugada desta quinta-feira, no Japão

Maria Portela - Judô
Maria Portela está fora do Mundial de judô, em Tóquio (Foto: CBJ)

Escrito por

O judô brasileiro não conseguiu um rendimento desejável no Mundial em Tóquio, no Japão. Na madrugada desta quinta-feira, Maria Portela, na categoria -70kg, e Rafael Macedo, no -90kg, caíram na segunda luta e estão fora da competição. Ambos os confrontos, eles perderam com decisões da arbitragem que deixaram dúvidas.

Maria Portela abriu sua participação e venceu croata Bárbara Matic por ippon. Em seguida, veio a francesa Margaux Pinot. Nesse embate, contudo, um waza-ari marcado a favor da europeia no tempo extra e revisto pelo árbitro de vídeo acabou eliminando a brasileira. 

Rafael Macedo, da categoria -90kg, venceu a estreia contra o chinês Bu Hibilige por waza-ari. Em seguida, ele caiu para o britânico Max Stewart. O rival tinha dois shidos, mas conseguiu o waza-ari. 

Quem ficou feliz foi Bárbara Timo - brasileira só que naturalizada portuguesa. Briga por pódio. Em sua estreia, venceu a Enkchimeg Tserendulam, da Mongólia, da competição. Roxane Taeymans, da Bélgica, foi a rival eliminada na sequência. Logo depois, ela derrotou a japonesa Chizuru Arai, atual bicampeã mundial e melhor o mundo em seu peso, causando espanto dos japoneses. Nas quartas, ela bateu a holandesas Van Dijke. Agora, a carioca de 28 anos vai encarar a francesa Margaux Pinot.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter