Copa do Brasil de Vela define os vencedores da Finn, Nacra 17 e RS:X
Nas disputas desta sexta-feira, Jorge Zarif, na Finn, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, na Nacra, e Brenno Francioli, na RS:X, faturaram o título e a classificação para o Pan de Lima<br>

- Matéria
- Mais Notícias
A Copa do Brasil de Vela definiu nesta sexta-feira os vencedores de mais três classes na sede Oceânica Jurerê, do Iate Clube de Santa Catarina. Além da 470 feminina, as categorias Finn, Nacra 17 e RS:X masculina conheceram seus campeões.
Na Finn, Jorge Zarif, com nove pontos perdidos, não pode mais ser alcançado. Na RS:X masculina, Brenno Franciolli assumiu o topo do pódio (16 p.p.). Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino se tornaram campeões na Nacra 17 (11 p.p.).
Com o resultado, os vencedores garantiram a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Para a Nacra 17, o triunfo foi ainda mais comemorado, já que no próximo ano será a estreia da classe na competição continental.
- Para mim é muito especial. Nunca participei antes dos Jogos Pan-Americanos. Vai ser um bom campeonato para a gente começar a representar o Brasil antes de ir em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos - afirmou Gabriela Nicolino.
A conquista também foi apontada por Samuel Albrecht como uma grande experiência adquirida pelos competidores, visando as Olimpíadas.
- O Pan já tem um pouco do clima de Jogos Olímpicos. Quanto mais experiências a gente tiver nesse sentido, melhor para a gente. Sem dúvida vai ser uma competição muito difícil - completou Samuel Albrecht.
Na classe Laser, Robert Scheidt se destacou no dia e reduziu a vantagem do líder Bruno Fontes. Maior medalhista olímpico do país, ele venceu a única regata desta sexta-feira e, com o resultado, mantém a chance de conquistar o título da Copa do Brasil no ano marcado pelo seu retorno à classe.
Na classificação geral, Robert Scheidt ainda ocupa a vice-liderança, com 13 pontos perdidos, enquanto Fortes, que ficou com o segundo lugar na prova disputada na sexta, soma 10 e ainda está no topo do ranking. Neste sábado, acontecem três regatas que marcam o encerramento da competição.
- Foi mesmo um dia complicado em função do tempo. Eu vinha na frente na primeira regata, mas o vento diminuiu e anularam a prova. Depois melhorou um pouco e largamos para a segunda. Ainda encaramos vento relativamente fraco, mas consegui me manter na frente e cruzar em primeiro lugar, com o Bruno em segundo. Diminuí a diferença para três pontos e ainda tenho chance de título. Não são grandes chances, mas sigo acreditando. É torcer para termos condições de três regatas neste sábado e vou lutar para vencer todas - avaliou o maior medalhista olímpico do Brasil.
Relacionadas
- Matéria
- Mais Notícias