Brasileiros fazem dobradinha de prata no Grand Prix de Judô

Beatriz Souza e Rafael Buzacarini garantem mais duas medalhas para o Brasil no GP de Antalya; Larissa Pimenta e Maria Portela também subiram ao pódio na semana

Judô - Rafael Buzacarini
Gabriela Sabau/IJF

Escrito por

Mais dois brasileiros subiram ao pódio no Grand Prix de Judô da Turquia. Na manhã deste domingo, Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Buzacarini (100kg) fizeram dobradinha de prata e se juntaram a Larissa Pimenta (52kg) e Maria Portela (70kg), bronze e prata, respectivamente, nas suas categorias.

Apesar da derrota na final, Buzacarini, que chegou à sua segunda decisão consecutiva em Grand Prix nesta semana, venceu alguns dos principais nomes do meio-pesado masculino na caminhada rumo ao pódio. Passou pelo atual vice-campeão olímpico Elmar Gasimov, do Azerbaijão, nas quartas, e pelo vice-campeão mundial absoluto, Toma Nikiforov, da Bélgica, na semifinal.

Na final, Buzacarini enfrentou o francês Alexandre Iddir, que impôs volume maior de ataques e conseguiu forçar duas punições por passividade ao brasileiro. A luta seguiu sem pontuação para o golden score e Iddir achou um golpe para derrubar Buzacarini e ficar com o ouro.

- Fiz uma boa competição novamente, ganhei de grandes adversários, possíveis Top 10. Foram duas medalhas de prata em duas competições seguidas. Muito importante para mim. Minha evolução está a cada dia melhorando e tem muito mais para acontecer esse ano ainda - avaliou Buzacarini, relembrando a prata no Grand Prix de Tbilisi.

Mesmo desempenho da peso pesado Beatriz Souza, que também repetiu na Turquia o resultado da Geórgia. Atual número oito do ranking mundial, a brasileira estreou com vitória sobre a italiana Eleonora Geri, nas oitavas, e passou pela alemã Jasmim Kuelbs, nas quartas. Na semifinal, Beatriz derrotou Maryna Slutskaya, da Bielorrússia, e só parou na final diante da azeri Iryna Kindzerska, número seis do mundo.

- Fiquei feliz por essa segunda final nesses dois finais de semana seguidos. Quero buscar um degrau de cada vez, ir seguindo e me sentir bem lutando - afirmou Beatriz.

Os médios (90kg) Rafael Macedo e Gustavo Assis também lutaram neste domingo, mas pararam na primeira rodada. O pesado vice-campeão mundial David Moura chegou mais longe, mas foi derrotado nas quartas por Levani Matiashvili, da Geórgia. Leonardo Gonçalves chegou a disputar o bronze, mas caiu para o belga Toma Nikiforov e ficou em quinto.

A próxima competição do Brasil será o Campeonato Pan-Americano de Judô, em Lima, no período de 26 a 28 de abril. Os convocados serão divulgados no próximo dia 11. A disputa vale classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter