Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileira, de 19 anos, é ouro na estreia do judô no Parapan de Lima

Giulia Pereira dos Santos conquista medalha na primeira vez em que disputa a competição. Ela venceu todas as lutas na categoria até 52kg; Karla Cardoso ficou com a prata

Giulia Pereira dos Santos fatura ouro pela primeira vez (Foto: Alexandre Schneider/CPB/Divulgação)
Escrito por

A primeira medalha a gente nunca esquece. Essa é a sensação da judoca Giulia Pereira dos Santos, neste sábado, que faturou - pela primeira vez - a medalha de ouro no judô pela Paralimpíada de Lima, no Peru. Estreante da competição venceu as quatro lutas na categoria até 52kg. Na mesma prova, Karla Cardoso, também do Brasil, o Brasil ficou com o bronze. A prata foi para a canadense Priscilla Gagne, e a argentina Paula Gomez completou o pódio com o segundo bronze.

- Meu sonho é estar na paralimpíada, rumo a Tóquio, né? 2020! A festa depois da medalha vai ser muito boa, uma alegria imensa. Gosto sempre de estar bem concentrada, bem focada - finalizou.

A judoca nasceu prematura, com 5 meses e perdeu a visão gradativamente e hoje tem apenas 8% da visão. Nascida em 1999, só começou no judô paralímpico em 2012. No currículo, tem uma prata do Campeonato das Américas 2017 em São Paulo, e uma prata nos Jogos Parapan-Americanos para Jovens em 2017.

MASCULINO 
Arthur Cavalcante ficou muito perto de conquistar a medalha de ouro na categoria até 90kg. Depois de vencer o venezuelano Hector Espinoza e o mexicano Brayan Valencia, ele foi derrotado na terceira pelo americano Richard Ties. Valencia ficou com o ouro, o brasileiro com a prata e o americano com o bronze. Se tivesse vencido a última luta, o brasileiro teria sido campeão.

Na categoria até 60kg, Thiego Marques venceu por ippon o americano Ronald Hawthorne nas quartas de final, mas não conseguiu passar pelo uruguaio Henry Borges na semifinal. Com isso, ele precisou derrotar o canadense Justin Karn para conquistar a medalha de bronze.

Na categoria 66kg, Anderson Wassian perdeu logo na primeira luta para o argentino Eduardo Gauto. O resultado tirou o brasileiro logo de cara da disputa pela medalha de ouro. Com a derrota, ele foi para a respescagem, fase em que derrotou o americano Robert Kim e se classificou para disputar o bronze. Na luta pelo terceiro lugar, ele encara o cubano José Romero.

A modalidade segue neste domingo, na Villa Nacional Deportiva.