Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bicampeão olímpico Steven López é banido do esporte por abuso sexual

Atleta estadunidense de Taekwondo foi acusado por abuso contra menores de idade

Steven Lopez, à direita é acusado de abuso sexual contra quatro menores de idade (Divulgação/USA Team)
Escrito por

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos baniu o atleta Steven López, de Taekowndo permanentemente do esporte. Com ajuda do US Center for SafeSport, organização não-governamental do país, o órgão investigou algumas acusações de abuso sexual do esportista contra uma menor de idade. A decisão definitiva pelo banimento do lutador foi tomada na última sexta-feira.

Nascido na Nicarágua, com naturalização estadunidense, López foi julgado pela primeira vez em maio e suspenso de forma preventiva. Contudo, dias após a decisão, outras quatro mulheres entraram com uma ação na Corte Federal dos Estados Unidos alegando que sofriam tráfico sexual, sob ciência da Federação de Teakwondo. Segundo elas, a entidade pedia que as jovens treinassem ao lado do esportista.

Além de López, seu irmão Jean também é acusado de abuso sexual pelas mesma mulheres. Com as alegações, ambos foram suspensos. O lutador de 39 anos é pentacampeão mundial e foi bicampeão nas olimpíadas de Sydney, em 200 e Atenas, em 2004. Quatro anos depois, em Pequim, López conquistou uma medalha de bronze. O atleta ainda pode recorrer da decisão.