Alto investimento, procura por ingressos e problemas: Santiago vive a expectativa para os Jogos Pan-Americanos
Capital chilena sedia a competição oficialmente a partir desta sexta-feira (20)
A cidade de Santiago, no Chile, se prepara para sediar os Jogos Pan-Americanos oficialmente a partir desta sexta-feira (20). Em entrevista ao Lance!, o jornalista chileno Juan Ignacio Gardella, do "Publimetro Chile", contou que a população recebeu com "muito entusiasmo" a notícia de que o país sediaria a competição, a maior organizada em território chileno desde a Copa do Mundo de futebol de 1962. Santiago foi selecionada como sede ainda em 2017, quando Buenos Aires retirou a candidatura.
Segundo Gardella, a procura por ingressos no Chile após a abertura das vendas, em julho deste ano, foi intensa. As entradas para assistir às finais das modalidades esgotaram. No entanto, o jornalista informou que ainda há 600 mil bilhetes disponíveis para os demais dias. Os preços dos ingressos variam entre 3450 e 9200 pesos chilenos, o que na conversão atual representa um valor entre R$20 e R$55.
+ Marcus D’Almeida detalha rotina de treinamentos: ‘O dia inteiro todo dia’
ESTRUTURA E INVESTIMENTO
O Governo do Chile investiu bastante em estrutura para sediar os Jogos Pan-Americanos. O diretor-executivo da Corporação Santiago 2023, Harold Mayne-Nicholls, alegou que o Estado direcionou cerca de 600 milhões de dólares (aproximadamente 3 bilhões de reais na cotação atual) para esse objetivo. Contudo, a expectativa é de um retorno de 1,18 dólar por cada dólar investido.
Conforme apresentado no plano de candidatura, o Chile aproveitou parte da estrutura de competições já utilizada nos Jogos Sul-Americanos de 2014, mas também construiu novos locais. Entre as construções estão o Centro Aquático e o Centro de Treinamento Paralímpico. A Vila Pan-Americana, por sua vez, foi inaugurada no Parque Bicentenário, localizado na região de Cerrillos.
+ Destaque no levantamento de peso, Laura Amaro ressalta a importância do cuidado com a saúde mental
PROBLEMAS ÀS VÉSPERAS DOS JOGOS
A Vila Pan-Americana, preparada para receber 9 mil atletas, apresentou problemas às vésperas do início das competições. A imprensa chilena repercutiu que o Lote B da construção apresentou infiltrações, com as delegações de Brasil, Argentina e Estados Unidos sendo deslocadas temporariamente para um hotel. Nesta segunda-feira (17), surgiu um novo obstáculo. A organização descobriu que as mais de 1300 chaves distribuídas pela construtora não estavam identificadas por departamento e foi preciso montar uma força-tarefa para testar manualmente as diferentes fechaduras.
+ Lance! Biz explica: Por que os Jogos Pan-Americanos não terão transmissão na TV?
OS JOGOS
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago acontecem entre 20 de outubro, data da cerimônia de abertura, e 5 de novembro. A competição traz 39 modalidades disputadas entre atletas de 41 países. A delegação brasileira vem com nomes de peso, como Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Marcus D´Almeida.
Tudo sobre