Acidente marca etapa 13 do Tour de France. Alaphilippe segue na ponta

Belga Wout Van Aert se chocou contra uma cerca e caiu, vendo-se obrigado a abandonar a Volta da França. Julian Alaphilippe surpreende e amplia vantagem na liderança geral

Tour de France - Julian Alaphilippe
Julian Alaphilippe foi o vencedor da etapa 13 (Alex Broadway/Tour de France)

Escrito por

Um grave acidente envolvendo o ciclista Wout Van Aert, da equipe
Jumbo marcou a 13ª etapa da Volta da França, contrarrelógio de 27km, disputada nesta sexta-feira, na cidade de Pau. O belga já estava quase no fim de sua participação quando, numa curva, chocou-se contra um dos gradis que separavam a pista da calçada e do público. Ele caiu e, pelo sangue, teve algum corte profundo com o metal, sendo levado para o hospital. Até o momento não
se tem com exatidão o seu quadro clínico. O certo é que ele está fora do
restante da competição.

Francês surpreende
Na prova, o resultado foi uma surpresa: tudo indicava que o francês Julian Alaphilippe, que não é especialista neste tipo de prova, em que o ciclista corre sozinho, levaria um baile dos favoritos e perderia a liderança geral. Mas o atleta da Quickstep, não apenas se manteve em primeiro, como conseguiu vencer a etapa, com o tempo de 35m00s24. Ele é o primeiro ciclista desta edição a ter vencido duas etapas.

Grande favorito do contrarrelógio e que muitos acreditavam que se tornaria o novo líder, o atual campeão Geraint Thomas – britânico da Ineos – terminou em segundo, 14 segundos atrás. Com isso Alaphilippe aumentou a distância para Thomas, agora em 1m26s, e levou o torcedor francês à loucura. O belga Thomas de Gendt, da equipe Lotto-Soudal, e o colombiano Rigoberto Urán, da Education First, dividiram o terceiro lugar da etapa com o tempo de 35min36s.

Na classificação geral, depois de Alaphilippe e Thomas, vêm Steven Kruijswik, da Team Jumbo, em terceiro a 2min12s, Enric Mas, da Quick Step, em quarto, a 2min44s e Egan Bernal, da Ineos, a 2min52s. 

Apesar de toda a festa, tudo indica que Alaphilippe perca a liderança, neste sábado. Afinal, ele não é montanhista e a etapa 14 é morro acima: 11,7km entre Tarbes e a mítica Tourmalet. A previsão é que o francês, favorito a vencer etapas, mas não candidato ao título geral, tenha o seu tempo dinamitado por Thomas, Egan Bernal & Cia.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter