Bellator 213: Lyoto estreia com vitória apertada; Gracie finaliza

Ex-campeão do UFC, Lyoto não teve vida fácil em sua estreia no Bellator e venceu o compatriota Rafael Carvalho na decisão dividida dos jurados no co-main event

Lyoto Machida venceu por decisão dividida a batalha contra Rafael Carvalho ((Foto: Esther Lin/MMA Fighting)
Lyoto Machida derrotou por decisão dividida o compatriota Rafael Carvalho no Havaí (Foto: Esther Lin/MMA Fighting)

Escrito por

O último evento do Bellator em 2018 contou com grandes emoções na noite deste sábado (15), no Havaí. Na luta principal da edição 213, Ilima-Lei Macfarlane finalizou Valerie Letourneau e manteve o título da divisão dos moscas. Já no co-main event, Lyoto Machida enfrentou uma pedreira em sua estreia na organização e derrotou Rafael Carvalho.

Pelo GP dos Meio-Médios, Neiman Gracie mostrou - mais uma vez - toda a qualidade do seu Jiu-Jitsu e finalizou Ed Ruth. O faixa-preta de Jiu-Jitsu garantiu vaga na semifinal do torneio. O card principal teve ainda as vitórias de Liam McGeary e Nainoa Dung.

Macfarlane finaliza e mantém cinturão dos mocas

Valerie Letourneau, por ter uma envergadura maior, manteve uma distância longa para Ilima-Lei Macfarlane. A havaiana entrava, conectava o golpe e saia. No geral, o round foi marcado por muito estudo. Já no segundo assalto, a dona do cinturão derrubou e tentou uma transição no solo, mas a canadense defendeu e deu origem a uma animada disputa.

No terceiro round, Macfarlane teve mais tempo para trabalhar a luta no chão, encaixou um triângulo justíssimo. Apesar de Letourneau tentar se defender, a havaiana manteve a calma, seguiu o plano de luta e fechou a vitória com a finalização. Essa é a segunda defesa de cinturão da campeã, que lutou diante da torcida e contou com apoio incondicional.

Lyoto supera Rafael e estreia com vitória

O confronto entre os brasileiros começou bem estudado na luta em pé. Após trabalharem no clinch, sem muita efetividade, o duelo voltou ao centro do cage. Com um direto fortíssimo, Rafael Carvalho acertou Lyoto Machida em cheio e castigou o nariz do compatriota. "The Dragon" tentou responder com alguns chutes e combinações.

Para o segundo round, o carioca manteve a movimentação e seguiu aplicando golpes com contundência. Em resposta, Machida voltou mais agressivo. Para neutralizar, Rafael levou a luta para o clinch na grade, mas não efetuou nenhuma ação. Na sequência, o ex-campeão do Bellator combinou um jab-direto que atingiu em cheio e fez Lyoto ir ao solo.

No começo do último assalto, Rafael iniciou uma blitz contra o oponente. Lyoto precisou fugir do raio de ação, mas recebeu alguns golpes. Para fugir da trocação, "The Dragon" encurtou e derrubou. No chão, o carateca fez uma boa transição, foi para montada, porém não encontrou espaço para finalizar. O carioca explodiu e saiu da posição. Nos segundos finais, Lyoto voltou a derrubar, encaixou a guilhotina, entretanto, não teve tempo para sacramentar a finalização. Na decisão dividida, Lyoto estreou com vitória no Bellator.

Neiman finaliza e avança no GP dos Meio-Médios

No primeiro minuto, Neiman Gracie encaixou um triângulo justo, mas mostrando técnica e - sobretudo - coração, Ed Ruth saiu da posição. Com o duelo em pé, o norte-americano colocou alguns golpes e trabalhou bem o clinch. Já na metade do segundo assalto, os dois travaram uma disputa de grappling no chão - que foi melhor para Neiman. Após algumas transições, o Gracie chegou muito próximo de finalizar com um armlock.

Na primeira metade do terceiro round, o confronto seguiu em pé. Neiman foi ganhando confiança e conectando golpes, enquanto Ruth respondia e chegou a um knockdown. O Gracie se manteve no chão, quase raspou e, após uma brecha, voltou a pegar o braço do adversário para encaixar um armlock, mas Ed se defendeu novamente com êxito.

Logo no começo do quarto assalto, Neiman, no centro do cage, derrubou o oponente e teve tempo suficiente para trabalhar a posição. Ao passar a guarda, foi para a montada e, em uma tentativa de sair, Ed Ruth deu as costas para o brasileiro. O faixa-preta de Jiu-Jitsu ajustou a posição, encaixou o mata-leão para finalizar e garantir o passaporte à semifinal do GP dos Meio-Médios. Além disso, manteve a invencibilidade no MMA profissional.

McGeary supera King Mo e volta a vencer

Após um período de estudo, Liam McGeary manteve a distância e conectou os golpes, enquanto King Mo buscou a queda. No entanto, o inglês defendeu e manteve a disputa em pé. Apesar da frustração de não derrubar o oponente, Muhammad Lawal centralizou sua estratégia nos low kicks na perna esquerda de McGeary - que teve a panturrilha castigada.

No segundo assalto, trabalhando da média para a curta distância, King Mo se manteve castigando a perna esquerda de McGeary. O ex-campeão tentava responder com combinações de golpes. No minuto final, Lawal foi na queda single leg, mas o inglês defendeu e conectou uma série de cotoveladas para deixar o adversário desnorteado.

Já no começo do terceiro round, McGeary acertou um belo cruzado de direta que levou King Mo ao solo. Na sequência, o árbitro, que chegou a exitar, paralisou confronto e decretou a vitória do britânico. O ex-campeão volta a vencer após duas derrotas seguidas.

Havaiano vence brasileiro com polêmica

Na abertura do card principal, Nainoa Dung venceu o brasileiro Kona Oliveira por nocaute técnico no terceiro round. Após chegar na montada, o havaiano foi para o ground and pound e começou a sequência de socos. Kona tentou sair, mas o árbitro interrompeu o confronto. O brasileiro chegou a questionar dizendo que "ainda estava na luta".

RESULTADOS:

Bellator 213
Havaí, Estados Unidos (EUA)
Sábado, 15 de dezembro 2018

Card principal


Ilima-Lei Macfarlane finalizou Valerie Letourneau com um triângulo no 3R
Lyoto Machida derrotou Rafael Carvalho por decisão dividida dos jurados
Neiman Gracie finalizou Ed Ruth com um mata-leão no 4R
Liam McGeary derrotou Muhammad Lawal por nocaute técnico no 3R
Nainoa Dung derrotou Kona Oliveira por nocaute técnico no 3R

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter