Arquivo pessoal

(Foto: arquivo pessoal)

LANCE!
10/02/2022
21:10
Rio de Janeiro, RJ

Francisco Bueno, mais conhecido como ‘Chicão’, conquistou em 2021 uma das mais altas honrarias do jiu-jitsu: a faixa coral. Ex-lutador de vale-tudo e de MMA, ele teve passagens marcantes por eventos como IVC, Pride, WVC, Meca e Cage Wars e atualmente atua como treinador.

Faixa preta de André Pederneiras, ‘Chicão’ exaltou a conquista da faixa coral, que foi entregue pelas mãos do mestre João Athayde. Aos 49 anos, ele comemorou a honraria, que geralmente é destinada a praticantes mais velhos da arte marcial.

“Há três décadas, o mestre André Pederneiras me graduou como faixa preta, professor que me ensinou muito na minha jornada e de quem sou muito grato. E no Judô quem me deu a faixa preta há mais de 30 anos foi o Sensei Mehdi. Eles dois são as minhas referências nas artes marciais”, contou ‘Chicão’.

“A faixa coral representa uma jornada de corpo e alma, vitórias, derrotas , alegrias e tristezas. Esse é um caminho real da vida, então, ela representa conquista e mudança de fase”, completou. “É realmente uma honra, apesar de provavelmente ser o mais jovem coral da história, cai a ficha de que eu estou ficando velho”, brincou.

‘Chicão’ começou a carreira no MMA em 1999 e pendurou as luvas em 2007. Ao longo da carreira profissional nas artes marciais mistas, ele conquistou cinco vitórias e apenas duas derrotas.