LANCE!
07/08/2018
15:00
São Paulo (SP)

Apenas três dos 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa Libertadores nunca conquistaram a principal competição sul-americana. Com 35 títulos somados entre seus atuais participantes, a Copa recomeça nesta terça-feira após a pausa para a Copa do Mundo. Cerro Porteño (PAR), Atlético Tucumán (ARG) e Libertad (PAR) são os clubes que buscam um título inédito. Veja as chaves da competição e simule os resultados. Como chegam as equipes para as decisões de agosto? O LANCE! detalha abaixo:

Estudiantes (ARG) x Grêmio
O atual campeão da Libertadores joga na Argentina nesta terça, às 21h45. Quarto colocado no Brasileirão, o Tricolor segue sua tradição de dar prioridade às Copas: joga com força máxima o torneio e a Copa do Brasil, competição a qual duela nas quartas contra o Flamengo (empatou a ida, em casa, em 1 a 1 e joga a volta na próxima semana). Com 14 pontos na primeira fase, o Grêmio fez a segunda melhor campanha geral. O Estudiantes classificou-se no sufoco, na última rodada e, com oito pontos, só foi melhor do que o Colo-Colo. Após ficar em 15º lugar no último Argentino, a equipe de La Plata estreia no domingo, fora, contra o Godoy Cruz. Grêmio x Estudiantes será em 28 de agosto.
Grêmio: três títulos da Libertadores
Estudiantes: quatro títulos

Boca Juniors (ARG) x Libertad (PAR)
​O duelo de ida entre argentinos e paraguaios acontece nesta quarta, às 19h30, em La Bombonera - a volta será em Assunção, em 30 de agosto. Atual bicampeão argentino, o Boca só garantiu sua classificação na última rodada, graças à ajuda do Palmeiras, que bateu o concorrente Júnior Barranquilla (COL) no fechamento do Grupo 8. O Boca avançou com nove pontos e tem a terceira pior campanha entre os classificados, enquanto que o Libertad, líder de sua chave, só pontuou menos do que Palmeiras e Grêmio (fez 13). O Boca estreia no Argentino contra o Talleres, no domingo. O Libertad largou mal no torneio de seu país e, após quatro rodadas, é o lanterna, com dois pontos.
Boca Juniors: seis títulos da Libertadores
Libertad: nunca foi campeão

Flamengo x Cruzeiro
O jogo de ida do clássico brasileiro acontece nesta quarta, às 21h45, no Maracanã. O Fla entra em campo três dias após perder a liderança do Brasileirão (é o vice-líder), enquanto que a Raposa vem derrapando e ocupa a oitava posição. Os dois estão vivos na Copa do Brasil: o Flamengo empatou no Sul a ida contra o Grêmio, pelas quartas, e o Cruzeiro venceu o Santos por 1 a 0, também fora. As decisões serão na semana que vem. A Raposa classificou-se com a quinta melhor campanha entre os primeiros (11 pontos) - o Rubro-Negro avançou na segunda posição da chave, com dez. O duelo de volta, em Minas Gerais, será em 29 de agosto.
Cruzeiro: dois títulos da Libertadores
Flamengo: um título

Colo-Colo (CHI) x Corinthians
​O Timão joga no Chile nesta quarta, às 21h45, tentando se organizar após perder peças importantes no meio do ano, como Balbuena, Maycon, Sidcley e Rodriguinho. A equipe de Osmar Loss está em sétimo lugar no Brasileirão e viva na Copa do Brasil (venceu a Chapecoense na ida das quartas, em casa, por 1 a 0). O Corinthians passou pela primeira fase como o sexto melhor primeiro, com dez pontos. Atual campeão chileno, o Colo-Colo é o quinto colocado na competição local, após 18 rodadas - nove pontos atrás da líder Universidad Católica. A equipe de Santiago avançou às oitavas de final da Libertadores com a pior campanha geral (oito pontos). Timão x Colo-Colo será em 29 de agosto.
Corinthians: um título da Libertadores
Colo-Colo: um título 

Racing (ARG) x River Plate (ARG)
O primeiro clássico argentino valendo vaga nas quartas da Libertadores acontece nesta quinta-feira, às 19h30, em Avellaneda. O River, classificado em primeiro, avançou com a quarta melhor campanha: 12 pontos. O Racing foi o segundo melhor segundo, com 11. Os dois clubes tiveram desempenhos parecidos no último Argentino: River ficou em oitavo, enquanto que o Racing foi o sétimo, ambos com 45 pontos em 27 jogos. A volta será em 29 de agosto.
River Plate: três títulos da Libertadores
Racing: um título

Cerro Porteño (PAR) x Palmeiras
​Melhor campanha da primeira fase da competição, com 16 pontos em 18 disputados, o Verdão tenta superar a turbulência da troca de Roger por Felipão no comando técnico no torneio que trata como prioridade em 2018 - a equipe está em sexto no Brasileirão, oito pontos atrás do líder, e decide em casa as quartas da Copa do Brasil após empate sem gols na ida. O Cerro lidera o Campeonato Paraguaio, com oito pontos em quatro jogos, e é o atual campeão. Foi o segundo colocado com melhor campanha na Libertadores: 13 pontos. O Palmeiras recebe o Cerro, no Allianz Parque, em 30 de agosto.
Palmeiras: um título da Libertadores
Cerro Porteño: nunca foi campeão

Atlético Tucumán (ARG) x Atlético Nacional (COL)
​Colombianos e argentinos duelam nesta quinta, às 21h45, em Tucumán. O Nacional avançou com a penúltima melhor campanha entre os líderes: dez pontos. O time argentino, que joga as oitavas pela primeira vez em sua história, foi o quinto melhor segundo colocado. O Atlético Nacional tem uma vitória, um empate e uma derrota na largada do Campeonato Colombiano e está no meio da tabela. O Tucumán estreia neste domingo, em casa, contra o Racing.
Nacional: dois títulos da Libertadores
Tucumán: nunca ganhou

Independiente (ARG) x Santos
O duelo é o único que só começa na semana que vem: terça, às 21h45, em Avellaneda - a volta será em 28 de agosto, no Pacaembu. O Peixe tenta superar uma crise que o colocou em 17º lugar, na zona do rebaixamento, no Brasileirão. Cuca assumiu há duas rodadas e o clube já acumula nove partidas sem vencer na temporada. Na Copa do Brasil, a equipe perdeu em casa a ida das quartas por 1 a 0 para o Cruzeiro. O Santos foi o primeiro colocado de pior campanha na Libertadores: dez pontos. O Independiente, sexto colocado no último Argentino, foi o quarto melhor segundo, com a mesma pontuação. Os argentinos estreiam no torneio local no domingo, contra o San Martín, em casa.
Independiente: sete títulos da Libertadores
Santos: três títulos