lance biz logo

Torcidas

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Flamengo domina lista de maiores públicos pagantes no Brasil desde 2012

Clube rubro-negro esteve presente em nove dos dez jogos com maiores públicos pagantes

torcida-flamengo-x-racing-libertadores-aspect-ratio-512-320

Flamengo domina lista de maiores públicos pagantes desde 2012 (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Lance! - 22/09/2023 - 11:05

Lance! - 22/09/2023 - 11:05

Domínio rubro-negro nas arquibancadas. Dono da maior torcida do país, o Flamengo esteve presente em nove dos dez jogos com maiores públicos pagantes no futebol brasileiro desde 2012.

É o que aponta um levantamento da Pluri, em parceria com o Lance! Biz. A análise leva em consideração as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais). O cálculo desconsidera torcedores que assistem aos jogos por meio de gratuidades e cortesias.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Recorde quebrado em 2023

A primeira posição do ranking de maiores públicos pagantes é de uma partida disputada nesta temporada. Em janeiro, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram no Mané Garrincha pela Supercopa do Brasil e 67.422 pessoas pagaram para entrar no estádio.

O recorde anterior também era de um duelo no Mané Garrincha. Em 2015, Flamengo e Coritiba se enfrentaram para mais de 67 mil torcedores pagantes em Brasília.

+ Ranking de público do futebol brasileiro: os clubes com maiores médias em 2023

A única partida sem a presença do Flamengo no top 10 é o confronto entre São Paulo e Cruzeiro, pelas quartas de final da Libertadores de 2015. Na ocasião, 66.369 pessoas pagaram para entrar no Morumbi.

+ Quanto custa ser sócio-torcedor do seu time? Veja valores e compare com rivais

Os estádios com maiores públicos pagantes

Apesar de estar fora do top 3, o Maracanã é o estádio que mais aparece na lista dos 10 maiores públicos pagantes desde 2012. Ao todo, são cinco partidas disputadas no principal palco do Rio de Janeiro.

O Mané Garrincha, em Brasília, aparece em seguida com quatro duelos, e o Morumbi completa a lista com apenas uma partida.

Estádio Mané Garrincha - Flamengo

Mané Garrincha foi palco de quatro jogos na lista de maiores públicos pagantes (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

circulo com pontos dentroTudo sobre

Relacionados

Mais lidas no L!Biz