menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Quem é dono do Del Valle? Conheça investidor por trás de rival do Vasco

Clube equatoriano virou potência após ser comprado por bilionário do setor imobiliário

Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/07/2025
09:40
Michael Deller é dono do Independiente del Valle desde 2006 (Foto: Divulgação)
imagem cameraMichael Deller é dono do Independiente del Valle desde 2006 (Foto: Divulgação)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Vasco encara o Independiente del Valle, nesta terça-feira (15), pelos playoffs da Copa Sul-Americana. A partida será disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a 2.782 metros de altitude. Mais do que o desafio esportivo, o duelo coloca os cariocas frente a frente com um dos clubes mais bem estruturados da América do Sul — e que tem um modelo de gestão empresarial que chama atenção no continente.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

continua após a publicidade

🏢 Do anonimato à elite: quem comanda o Del Valle?

Fundado em 1958 por operários de Sangolquí, cidade-satélite de Quito, o Del Valle passou boa parte da sua história nas divisões inferiores do Equador. Isso mudou radicalmente em 2006, quando o clube foi adquirido pelos empresários Michel Deller e Franklin Tello, por meio da empresa Sociedad Farley S.A.

Desde então, o Del Valle se transformou em referência na formação de atletas e gestão esportiva. Michel Deller, o principal nome do grupo, é um dos homens mais ricos do Equador. Ele fez fortuna no setor imobiliário e no varejo, sendo dono das redes Quicentro, San Luis e da franquia KFC no país. Também tem participação ativa na Federação Equatoriana de Futebol, sendo influente nas decisões técnicas da seleção nacional.

continua após a publicidade

🧒 Base é prioridade no orçamento

Diferente de muitos clubes sul-americanos, o Del Valle tem uma estratégia de longo prazo voltada para as categorias de base. De acordo com Roberto Arroyo, gerente esportivo do clube, entre 25% e 30% do orçamento anual é investido na formação de atletas.

Esse montante cobre: ensino em colégio próprio, alimentação e hospedagem, transporte para atletas e metodologia esportiva padronizada.

A política de formação rendeu frutos: o clube revelou talentos como Moisés Caicedo (Chelsea), Piero Hincapié (Bayer Leverkusen) e Gonzalo Plata (Flamengo), além de conquistar a Copa Sul-Americana de 2019 e a Recopa Sul-Americana de 2023.

continua após a publicidade

Acompanhe o Lance! Biz para ficar por dentro das principais notícias sobre Negócios do Esporte.

Independiente del Valle
Del Valle encara o Vasco nos playoffs da Sul-Americana (Foto: Divulgação)
  • Matéria
  • Mais Notícias