lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Números e suas interpretações: demissão de Hansi Flick e recorde de Neymar

Enquanto os números seguirão frios, as interpretações dos dados seguirão soltas

Alemanha x Japão - Hansi Flick

Hansi Flick foi demitido da seleção da Alemanha (Foto: Divulgação/DFB)

Lance! - 12/09/2023 - 18:30

Lance! - 12/09/2023 - 18:30

Seguimos nas chamadas datas Fifa, que já fizeram rolar uma cabeça importante. O treinador da seleção alemã, Hansi Flick, foi demitido após uma derrota por 4 a 1 para o Japão. Para falar de números, Hansi dirigiu a seleção do seu país por 25 partidas e teve um aproveitamento de 57%.

Com isso eu me pergunto: não era a Alemanha o maior exemplo de trabalho longevo e que seria o mais novo paradigma do futebol mundial após a conquista da Copa do Mundo de 2014?

+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Não era a mesma Alemanha, que investiu em centros de formação ao redor do país, após uma eliminação da Eurocopa na década de 90 e estes “tedescos” foram eliminados na primeira fase das Copas de 2018 e 2022? Números, caro leitor, números.

Voltemos para o nosso futebol. Na vitória de 5 x 1 contra contra a Bolívia, pelas eliminatórias da Copa de 2026, Neymar marcou o seu 79º gol oficial vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Números.

Brasil x Bolívia - Neymar

Neymar ultrapassou marca de Pelé pelos critérios da Fifa (Foto: Vitor Silva/CBF)


De acordo com os critérios da Fifa, Neymar ultrapassou Pelé, porque nas contas dela, só estão computados jogos entre seleções. Interpretação dos números.

Neymar foi homenageado pela CBF, que considera Pelé o maior artilheiro, porque nas suas contas estão considerados todos os adversários que a seleção brasileira enfrenta, sejam eles times ou seleções. Interpretação dos números.

O brilhante jornalista e meu conterrâneo, Thales Machado, dissecou os gols de cada um, através da “qualidade” do adversário enfrentado. Acredito que fez isso na intenção de manter viva a memória do mais famoso tricordiano (quem nasce em Três Corações) do mundo. Eu, como bom tricordiano que sou, gostei muito. Números e suas interpretações.

+ Um novo capítulo da Seleção Brasileira: a era Diniz

Outros jornalistas, influenciadores e curiosos do futebol também fizeram sua interpretação, algumas dignas de questionamento e outras, que conseguiram diminuir, mais uma vez, o feito do craque brasileiro, e são dignas e merecedoras do meu mais absoluto desprezo.

Hoje às 23h teremos o segundo jogo da era Diniz, contra a não tão frágil seleção do Peru, em Lima.

Os números seguirão frios. As interpretações seguirão soltas. 

Aliás, não podemos confundir interpretação com narrativa. Pensa nisso!

* Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Lance!

> Confira mais conteúdos de Felipe Ximenes no Instagram e LinkedIn

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo