As camisas de futebol são mais do que apenas uma peça de roupa. Além de simbolizar o amor por uma equipe, elas podem indicar tendências do mercado. Afinal, quanto mais popular um clube, mais camisas ele consegue vender.
De acordo com levantamento da agência PR Marketing, autoridade na indústria de marketing esportivo, o Liverpool foi o clube europeu com mais uniformes vendidos ao redor do mundo na temporada 2022/23 - cerca de 1,8 milhão de peças. Veja a camisa abaixo:
Manchester United, Real Madrid e Barcelona aparecem em seguida no ranking e são os outros clubes que superaram a marca de 1,5 milhão de camisas comercializadas na última temporada.
Cabe destacar que as estatísticas de vendas não são oficiais. O número real de uniformes vendidos é mantido em sigilo pelas fornecedores de material. Ainda assim, é possível ter uma noção dos clubes europeus mais populares.
➡️ Maiores salários da Champions League: Mbappé lidera com R$ 32 milhões; veja ranking
Insights do levantamento:
Na comparação de países, ninguém supera a popularidade da Inglaterra. Dos oito clubes europeus que mais venderam camisa, metade disputa a Premier League - incluindo os dois líderes do ranking, Liverpool e Manchester United.
Entre as empresas, quem se destaca é a Adidas, que fornece material para quatro dos oito primeiros colocados. A Nike é parceira comercial de três times, e a Puma tem um representante.
É importante destacar que clubes de fora da Europa não foram incluídos no levantamento.
Manchester United está entre clubes com mais camisas vendidas no mundo (Foto: Oli Scarff/AFP)