A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024 começa neste sábado (14) e contará com transmissão em países das seis confederações, superando 175 nações. Além disso, o FIFA+ também transmitirá ao vivo e de graça. Essa será a décima edição da competição, que já teve o Brasil campeão 5 vezes.
Ao todo, 24 seleções disputarão o título nas três cidades-sede do país asiático e os torcedores de todo o planeta poderão acompanhá-las. A torcida nos países em que as partidas não serão exibidas pela TV podem acompanhar todos os lances dos 52 jogos do torneio ao vivo no FIFA+.
Essa é a primeira vez que o evento da FIFA será realizado na Ásia Central, que contará com cinco países da região pela primeira vez. Além do Uzbequistão, o país-sede, também participarão o Cazaquistão, RI do Irã, Tadjiquistão e Afeganistão. Os dois últimos, inclusive, são estreantes no Mundial. Assim como França e Nova Zelândia.
As três cidades-sedes serão Tashkent, capital uzbeque, Andijã, no Vale de Fergana, e Bucara, antigo entreposto comercial da Rota da Seda. O Uzbequistão é o quarto país da AFC a sediar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, que já foi realizada em Hong Kong, China (1992), Taipé Chinesa (2004) e Tailândia (2012).
Os anfitriões fizeram sua estreia no Mundial de Futsal em 2016 e chegou aos mata-matas em 2021. Já o Brasil busca retomar o protagonismo de outrora. Atual líder do ranking mundial e pentacampeão, a seleção brasileira foi campeã pela última vez em 2012.