Jogos Paralímpicos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dez atletas paralímpicos treinam em cidades com altitude

Convocados do atletismo e da natação se preparam fora do Brasil

Andre Brasil  é um dos atletas que estão em preparação fora do país (Foto: Marcio Rodrigues MPIXCPB)
Escrito por

Em preparação para os Jogos Paralímpicos, dez atletas do atletismo e da natação estão desde o começo deste mês fora do Brasil treinando em cidades com altitude. As duas modalidades somam 93 convocados para o Rio 2016 e são as maiores dentro da delegação brasileira nos Jogos, que começarão em 7 de setembro.

Cinco atletas da natação estão divididos pela América do Norte e pela Europa. Três encontram-se em Flagstaff (2.100m), nos Estados Unidos: Andre Brasil, Carlos Farrenberg e Talisson Glock. O trio treina na Northern Arizona University. Já o multimedalhista Daniel Dias e o jovem Andrey Garbe estão em Sierra Nevada (2.320m), na Espanha.
Os dois preparam-se desde o último dia 5, no Núcleo de Alto Rendimento (CAR) da cidade.

Segundo um dos técnicos da Seleção de natação, Marcos Rojo, que acompanha Daniel e Andrey em terras espanholas, este tipo de treinamento é habitual dentro do esporte de alto rendimento, com o objetivo de um melhor desempenho na piscina.

- As trocas físicas induzidas pela altitude atuam como um forte estímulo para o organismo do atleta, originando respostas tanto a curto, quanto a longo prazo. Estas trocas podem ser aproveitadas em determinadas circunstâncias para a melhora do rendimento desportivo - explica Rojo.

No atletismo, cinco atletas – Odair Ferreira, Renata Bazone, Alex Douglas Pires, Edneusa de Jesus e Yeltsin Francisco – e seis atletas-guia – Carlos Antonio, Eriton Nascimento, Fernando Júnior, Luis Agripino, Guilherme Ademilson e Tito Sena – fazem preparação na altitude de Paipa, na Colômbia. O local está a 2.500m acima do nível do mar.
Na volta ao país, no fim deste mês, eles se juntarão ao resto da delegação do Brasil para a aclimatação para os Jogos do Rio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.