Ministério Público do RS investiga pagamento de propina a dirigente do Inter

Sistema de propina era pago mediante a transação de jogadores como o lateral Claudio Winck, atualmente no Vasco, e o goleiro Alisson, atualmente no Liverpool-ING

Carlos Pellegrini, ex-vice de futebol do Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Escrito por

Ex-dirigentes do Internacional seguem sendo alvo de uma larga investigação feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul envolvendo irregularidades relacionadas a corrupção na gestão presidida por Vitor Píffero. Em um primeiro momento, o trabalho também engloba o ex-vice de finanças, Pedro Affatato, e o ex-vice de administração, Alexandre Limeira.

Contudo, em revelação feita pelo jornal gaúcho Zero Hora nessa quinta-feira (17), foi encontrado pelo MP-RS através da quebra de sigilo bancário de outros envolvidos na investigação um sistema que aparenta ser o pagamento de propina ao ex-vice presidente de futebol, Carlos Pellegrini, mediante a transação de jogadores do Inter.

Mediante a contratação ou a renovação contratual de um atleta do clube, após o repasse da chamada "comissão" ao empresário do jogador em questão (algo que é feito comumente), uma outra quantia retornava como depósito em espécie na conta pessoal de Carlos Pellegrini. Os nomes de empresários que foram possíveis ser apurados são Fernando Otto, Rogério Braun e o mais conhecido deles, Giuliano Bertolucci.

Além disso, foi possível encontrar também depósitos que indicavam um fortalecimento de vínculo entre dirigentes e empresários para, logo depois, atletas desses mesmos agentes estarem envolvidos em transação com o Internacional.

- Havia, pois, um lógico dos fatos. Ora determinada negociação era concluída e, em seguida, o empresário, em nome próprio, de uma empresa a ele vinculada ou de terceiro também relacionado a ele, efetuava, em recompensa, algum repasse financeiro ao dirigente responsável - menciona trecho de um dos documentos das investigações.

Jorge Otávio Teixeira, advogado do ex-vice de futebol do Inter, questionou as conclusões iniciais da investigação em declaração também ao Zero Hora e garante que tudo será devidamente esclarecido junto ao órgão público:

- Afirmar que o Pellegrini recebeu valores indevidos por contratações não é verdade. Ainda estamos analisando todo o inquérito. Tudo será explicado ao MP. Estamos ao lado da investigação e queremos que tudo seja apurado. Por que não falam das boas contratações da gestão, como Marcelo Lomba, Nico López, Danilo Fernandes? Ou destes, Pellegrini não recebeu valor nenhum?

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter