Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto ‘Tubarão Mais Social’: esporte e educação unidos em Santa Catarina

Em parceria com a Unisul, Atlético Tubarão oferece bolsas de estudos aos atletas de suas categorias de base; projeto inclui também ações com escolas do estado

Clube promoveu diferentes ações com escolas do estado, como palestras de funcionários (Foto: Divulgação/Tubarão)
Escrito por

No Brasil, uma das maiores dificuldades encontradas por um jovem que deseja se tornar jogador de futebol profissional está na tentativa de unir a rotina de treinamentos e compromissos que a carreira exige, aos estudos. Por isso, o Clube Atlético Tubarão vem realizando uma série de iniciativas para contribuir com a educação de seus atletas e do estado de Santa Catarina. Todas fazem parte do projeto denominado “Tubarão Mais Social”.

Em setembro e outubro, o clube promoveu diferentes ações com escolas do estado, como palestras de seus funcionários e visitas de estudantes ao centro de treinamento, onde puderam participar também de atividades diárias presentes nas rotinas dos jogadores.

A conquista de maior destaque se concretizou no dia 4 de outubro, quando, em parceria com a Unisul, conseguiu bolsas de estudo para os atletas de suas categorias de base. A meta é ter ao menos dez garotos matriculados em algum curso de ensino superior até o início de 2019. Um dos candidatos é o goleiro Rodrigo, do sub-17, que sonha em cursar Agronomia.

O Tubarão aposta que investir no crescimento acadêmico afeta diretamente o desempenho do elenco em treinamentos e em jogos. Por isso a expectativa é de que os efeitos sejam positivos dentro de campo e também na vida de cada um dos jogadores.

Ao levar profissionais do clube para dar palestras em salas de aula de escolas de Santa Catarina, o Tubarão reafirma seu compromisso em contribuir com a conscientização de jovens sobre assuntos relacionados a melhores práticas no futebol, além de mostrar as rotinas de alguém que trabalha com esporte para os estudantes que pensam em seguir uma profissão na mesma área.
- Nós entendemos e reconhecemos o legado e a relação que deve existir entre um clube de futebol e a comunidade em que ele está inserido - destaca o presidente do Atlético Tubarão, Luiz Henrique Martins Ribeiro.

Em 2015, o Tubarão se uniu à empresa K2 Soccer S/A e se tornou o primeiro clube startup do Brasil. Desde então, conquistou o acesso para a divisão de elite de seu estado em 2016, o título da Copa Santa Catarina em 2017 - dando vaga à Copa do Brasil deste ano – e subiu para a série D em 2018, além de terminar em terceiro lugar no último Campeonato Catarinense, fato que lhe rendeu uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Possui um planejamento bem definido e projetos ambiciosos, como a meta de ser um dos 40 maiores clubes do Brasil até 2025. Em julho deste ano, recebeu o Certificado de Clube Formador, algo que apenas 45 em todo o Brasil conquistaram. Fato que demonstra a atenção que o Atlético Tubarão dedica a suas categorias de base.

Confira outras respostas do presidente do Clube Atlético Tubarão, Luiz Henrique Martins Ribeiro:

Como essas ações do Projeto “Tubarão Mais Social” impactam no clube e na comunidade?
Essas ações relacionadas com a comunidade estão conectadas com todo o Atlético Tubarão. Nós entendemos e reconhecemos o legado e a relação que deve existir entre um clube de futebol e a comunidade em que ele está inserido.

Essas iniciativas pela educação se relacionam ao futebol de que maneira?
Nós temos diversas ações relacionadas especialmente com as escolas. Acreditamos que o clube deve estar conectado a educação em diversos aspectos, como nos estádios e em toda a parte que envolva melhores práticas relacionadas ao futebol, e também com o bom relacionamento entre torcida e clube.

Qual o principal objetivo destas ações?
Buscamos levar boas ideias e uma mensagem positiva principalmente aos jovens. É um conceito dentro desse projeto maior chamado ‘Tubarão Mais Social’, que envolve a relação direta com a comunidade e também a conquista que tivemos, e que nos deu grande satisfação, com a CBF nos chancelando como clube formador, algo importantíssimo e que contribui com processo de formação e educação. Nessa etapa mais recente, foi fundamental a cooperação da Unisul para concessão de bolsas de ensino superior para os nossos atletas que fazem parte do departamento de formação.

Como você resumiria o projeto “Tubarão Mais Social”?
São várias iniciativas conectadas em diferentes segmentos, diversos setores, e que visam sempre relacionar as ações do clube com educação. Esse é o nosso olhar e o viés que o Atlético Tubarão tem. Nós acreditamos que a fórmula que vai ajudar a melhorar as práticas presentes no futebol brasileiro vem não só das nossas visões de gestão, mas também do relacionamento com a educação. Esses são os pontos do projeto Tubarão Mais Social.