menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pelé: ‘Não bati o recorde do meu pai de gols de cabeça em uma partida’

Em entrevista para o Canal Foras de Série, Rei do Futebol fala sobre carreira, a mística da camisa 10, família, formação dos atletas e do único recorde que não conseguiu quebrar 

Pelé em entrevista ao canal Foras de Série
imagem cameraRei do Futebol concedeu entrevista exclusiva em sua casa na cidade de Santos, litoral de SP (Crédito: Divulgação/FDS)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 11/05/2020
11:13
Atualizado em 11/05/2020
12:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

Vencedor de três Copas do Mundo e eleito o Atleta do Século, Pelé é o entrevistado em um bate papo inédito que o Rei do Futebol teve com o canal de empreendedorismo Foras de Série. O programa irá ao ar nessa terça-feira (12) na plataforma You Tube e vai relembrar a trajetória de Pelé desde sua infância nos campinhos de Bauru até sua aposentadoria no New York Cosmos (EUA), passando pelo início no Santos e a Seleção Brasileira. 

- Até a Copa de 58 a numeração não tinha nenhuma importância. Depois que fomos campeões, eu usando a 10 - o jogador mais novo do time e de uma Copa - ela passou a ter essa importância que vemos até hoje. Antes disso, o único número importante era o 1 do goleiro. Por isso, brinco com meu filho Edinho, que jogou com essa camisa no Santos, que Deus foi muito bom com nossa família dando essa responsabilidade em dobro pra nós - diz o Rei do Futebol, que também revelou qual desafio tinha no início da carreira.

- Meu pai jogava no Bauru e telefonou para o deputado e ex-presidente do Santos Athiê Jorge Cury para conseguir um teste no clube. Lembro que fui de trem até São Paulo e de lá de táxi até Santos. Foi o início de tudo. Uma curiosidade que pouca gente sabe é que comecei minha carreira com um desafio: meu pai era - e ainda é - o maior artilheiro de gols de cabeça em um mesmo jogo com cinco gols. Eu pensava, será que um dia vou conseguir bater essa marca? Fiquei todo esse tempo no Santos e não consegui - lembra Pelé falando de seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, falecido em 1996.

Ex-atacante com passagens por clubes como Atlético Mineiro, Fluminense, São Lourenço, Vasco de São Lourenço e Bauru, Dondinho tinha o apelido de 'Maleável', tamanha era sua facilidade para subir e cabecear. 

A descontraída gravação foi realizada na casa de Pelé na cidade de Santos. A lenda do futebol destacou também a grande diferença que vê na formação dos jogadores brasileiros e americanos e como sua geração foi importante para o desenvolvimento do mercado, deixando o futebol mais profissionalizado. 

- A base americana é espetacular. As escolas e universidades investem nos garotos. No Brasil, que é o país do futebol, não temos a mesma base. Temos uma dificuldade enorme na educação dos jogadores. Aqui ou ele joga ou estuda e trabalha. Infelizmente nossas escolas não valorizam essa formação como lá nos Estados Unidos - afirma Pelé.

O programa Foras de Série Identidade vai ao ar todas às terças-feiras, às 11h, e sempre traz a trajetória de pessoas inspiradoras. O episódio completo pode ser visto no canal oficial do Foras de Série no You Tube. O conteúdo produzido pelo canal também pode ser visto no Instagram, Twitter, Spotify e Linkedin.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias