Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mancha Verde é campeã do Carnaval de São Paulo pela primeira vez

Dragões da Real e Gaviões da Fiel ficaram na segunda e nona posições, respectivamente

Mancha Verde foi a terceira escola a desfilar de sexta para sábado (Foto: Divulgação/Escola de Samba Mancha Verde)
Escrito por

De forma inédita, a escola Mancha Verde, ligada à torcida organizada do Palmeiras, é campeã do Carnaval de São Paulo. O título do Grupo Especial foi decidido no último quesito, a alegoria, uma vez que a agremiação alviverde mantinha o mesmo número de pontos da Acadêmicos do Tatuapé, que buscava em busca do seu tricampeonato.

As outras escolas ligadas as organizadas do futebol, Dragões da Real (São Paulo) e Gaviões da Fiel (Corinthians) terminaram na segunda e nona colocações, com 269.9 e 269.5 pontos, respectivamente. Tucuruvi e Vai-Vai foram rebaixadas ao Grupo de Acesso.

No Sambódromo do Anhembi, a Mancha Verde apresentou o samba-enredo "Oxalá, Salve a Princesa". que enalteceu a princesa africana Aqualtune e discutiu questões sobre a escravidão, direitos dos negros e mulheres e intolerância religiosa. A modelo e atriz Viviane Araújo se destacou como rainha da bateria.

Para o Carnaval deste ano, a Mancha Verde contou com a doação da Crefisa, patrocinadora master do Palmeiras, no valor de R$ 3.426.370,00 - de acordo com os dados do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.

Dragões da Real fica com o vice; Gaviões em 9º

A Dragões da Real, da torcida organizada homônima do São Paulo, ficou com o vice-campeonato, com 269.9 pontos - ao lado da Rosas de Ouro (269.9).  A escola falou sobre o passado, presente e futuro no Anhembi com o samba-enredo "A Invenção do Tempo - Uma Odisséia em 65 minutos", do carnavalesco Mauro Quintaes. 

A Gaviões da Fiel, que tem quatro títulos no Carnaval paulista, desta vez, não conseguiu brigar pelo troféu. A escola fez uma releitura de um enredo que havia apresentado em 1994, sobre a história do tabaco, mas não encantou os jurados. 

Confira a classificação completa do Carnaval de SP - 2019:

1 - Mancha Verde - 270 pontos
2 - Dragões da Real - 269,9 pontos
3 - Rosas de Ouro - 269,9 pontos
4 - Unidos de Vila Maria - 269,7 pontos
5 - Império de Casa Verde - 269,7 pontos
6 - Águia de Ouro - 269,6 pontos
7 - Acadêmicos do Tatuapé - 269,5 pontos
8 - Mocidade Alegre -269,5 pontos
9 - Gaviões da Fiel - 269,5 pontos
10 - X-9 Paulistana - 269,5 pontos
11 - Colorado do Brás - 269,3 pontos
12 - Tom Maior - 269,2 pontos
13 - Acadêmicos do Tucuruvi - 269,2 pontos
14 - Vai-Vai - 268,8 pontos