Paulistas ameaçam boicotar Copinha se Federação não excluir Athletico-PR de disputa

Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e equipes do interior acusam Rubro-Negro de aliciar atletas menores de 14 anos; Reunião na FPF formalizará denúncias

Enrick - campeão da Copa São Paulo Copinha
Joia palmeirense, Endrick foi campeão e eleito melhor jogador da Copinha deste ano (Foto: Reprodução/Twitter)

Escrito por

Os quatro grandes do futebol paulista (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), além de outros clubes do interior, entregaram ofício à FPF (Federação Paulista de Futebol) solicitando a exclusão do Athletico-PR da próxima edição da Copa São Paulo de juniores. Caso o pedido não seja atendido, as equipes ameaçam boicotar a competição, disputa mais tradicional das categorias de base do país e que habitualmente abre a temporada do futebol brasileiro.


+ Confira quem pode deixar o São Paulo no final da temporada

A reclamação dos times do Estado promotor da Copinha parte de denúncias feitas por eles de que o rival paraense estaria aliciando jogadores das categorias da base.

As informações foram reveladas inicialmente pelo portal 'UOL' e confirmadas ao LANCE! por fontes dos grandes paulistas consultadas.

Ao L!, um dirigente do Palmeiras revelou que o Furacão não cumpre o código de ética estabelecido pelo Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro, estabelecido em 2012.

Cartolas corintianos e são-paulinos completam que representantes do Athletico negociam com familiares de atletas com menos de 14 anos que já estão vinculados a uma agremiação. A prática é vetada pelo acordo assinado.

- O movimento deles é bem simples. Vão às famílias e oferecem casa próximas do CT deles, toda a estrutura necessária para fazê-los sair de São Paulo (SP) e irem para Curitiba (PR) - disse uma fonte ao L!. A legislação brasileira só permite alojar atletas depois que eles completam 14 anos.

Dossiê preparado pelos clubes paulistas aponta que pelo menos 32 jogadores largaram as agremiações do Estado para irem morar na capital paranaense.

Uma reunião está agendada para a próxima semana pelos clubes na sede da FPF, na Barra Funda (zona oeste paulistana). Até lá, o objetivo é angariar relatos de times de fora de São Paulo. Botafogo e Vasco, por exemplo, são cariocas que já acusaram o Athletico da mesma manobra de aliciamento.

Por meio de sua assessoria, a FPF disse que não comentará o caso. Nos bastidores, a entidade pede provas concretas da denúncia aos filiados. O L! não teve resposta do Athletico até a publicação desta reportagem.

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter