Grêmio
escudo default
2
0
escudo default
Cruzeiro

Grêmio derrota Cruzeiro e afunda rival na tabela de classificação

O time mineiro lutou, mas esbarrou em suas limitações, na expulsão de Robinho, ficando com um a menos, e na qualidade da garotada gremista

Grêmio x Cruzeiro
David, à direita, teve mais uma jornada decepcionante e sem conseguir ser efetivo no ataque do Cruzeiro- (Raul Pereira/Lancepress!)

Escrito por

O atacante David disse antes do jogo com o Grêmio, nesta quinta-feira, na Arena Grêmio, pela 37ª rodada, que a derrota do Ceará para o Corinthians deixaria o time mineiro mais confortável no campeonato, pois dependeria apenas dos seus esforços. David estava errado, pois a Raposa chegou à 15ª derrota no Brasileiro e estacionou nos 36 pontos: 2 a 0, gols de Ferreira e Pepê.

Para não cair para a segunda divisão, o Cruzeiro precisa vencer o Palmeiras, em BH, na última rodada, e torcer pela derrota do Ceará contra o Botafogo no Nilton Santos. Um empate do Vozão rebaixa a equipe celeste.

A equipe de Adílson Batista teve brio, correu, perdeu um jogador por lesão, Robinho, após fazer as três substituições, complicando ainda mais sua situação na tabela. O Grêmio, cumprindo tabela, usou o que tinha de melhor e ainda pôde colocar os jovens da base, que acabaram decidindo o jogo a favor do Tricolor.

Restava ao Cruzeiro fazer o que não vem conseguindo: ter o fator casa a seu favor para tentar vencer o time paulista, que já está na Libertadores e briga ainda pelo vice-campeonato Brasileiro.

Não tem moleza
Grêmio iniciou jogo com praticamente todo o time titular, criando bons lances de ataque, mesmo com a defesa da Raposa estar bem postada. O Cruzeiro tentou uma marcação mais no campo do adversário, mas com jogadores lentos, pecou no último passe. Ederson quase abriu o placar. Ele conseguiu ganhar na velocidade de Kanneman, vê Paulo Victor adiantando, deu um “tapa” por cima, mas o goleiro gremista espalmou.

David + bola limpa perto do gol = chute na arquibancada
O atacante da Raposa continuou demonstrando que não tem qualidade para conduzir o ataque azul. Em duas chances em que conseguiu limpar a jogada, isolou a bola, mesmo tendo o corpo equilibrado para o arremate. Adílson Batista tinha de fazer igual as professoras no passado e mandar o David escrever: “não devo errar o gol, não devo errar o gol” e treinar finalizações.

Adílson age rápido

Ariel Cabral, lento no meio de campo, sendo dominado pelos meninos do Grêmio, cometeu uma falta. Levou o cartão amarelo. Em seguida, puxou novamente o atacante gremista. Todos preparavam para ver o segundo amarelo e a expulsão em seguida. Mas o árbitro André Luiz de Freitas deu “uma moral” para a Raposa e não puniu o volante. Adílson Batista percebeu logo a situação e colocou Robinho no lugar de Cabral.

Orejuela deslocado
A ideia de colocar o lateral-direito como ponta até era promissora. Porém, a falta de cacoete do colombiano de atuar no ataque fez diferença. Orejuela voltava com frequência para a defesa e o fator surpresa, quando ele sai do setor defensivo para o ataque foi perdido, deixando ele pouco útil na partida. Edílson não comprometeu, mas também não mostrou muita coisa, algo recorrente no seu ano pela Raposa.

Robinho fora. Cruzeiro com um a menos
O meia quase marcou o gol da Raposa, mas ao tentar pegar o rebote, bateu o joelho em disputa com Michel e Paulo Victor e acabou levando a pior. Como já havia feito as três substituições, o time azul ficou com um a menos o restante da partida.

Renato aproveitou o homem a mais. Gol do Grêmio
Em um belo lance de contra-ataque, Cebolinha fez um belo corta-luz e o jovem Ferreira dominou, chutou, a bola desviou em Egídio, sem chances para Fábio. Drama azul ficando cada vez maior.

Outro gol do Grêmio
Pepê fez a fila na defesa do Cruzeiro e só foi parado com falta dentro da área celeste. O garoto foi para a cobrança e colocou a bola para um canto, Fábio no outro.

Última rodada
O Cruzeiro recebe o Palmeiras, domingo, às 16h, no Mineirão. O Grêmio vai a Goiânia, no mesmo dia e hora, encarar o Goiás e encerrar sua participação nesta edição do Campeonato Brasileiro de 2019.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 0 x 2 Cruzeiro
Local
: Arena do Grêmio
Data-Hora: 5 de dezembro de 2019, às 19h15.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro(GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence(GO)
VAR: Wagner Reway(PB)
Cartões Amarelos: Egídio, Ariel Cabral, Edílson, Cacá(CRU)
Cartões Vermelhos: Egídio(CRU)
Público e Renda: Pagantes: 18.306/Total: 20.454/Renda: R$ 635.190,00
Gols: Ferreira, aos 21’-2ºT(1-0), Pepê, aos 39’-2º T(2-0)

GRÊMIO:
Paulo Victor; Rafael Galhardo(Patrick, aos 21’-2ºT), David Braz, Kannemann e Cortez; Michel, Matheus Henrique; Pepê, Diego Tardelli(Ferreira, aos 15’-2ºT) e Everton Cebolinha; Luciano(Isaque, aos 34’-2ºT).
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO:
Fábio; Edilson, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral(Robinho, aos 41’-1ºT), Ederson e Orejuela(Ezequiel, aos 11’-2ºT); David e Fred(Pedro Rocha, aos 9’-2ºT). Técnico: Adílson Batista

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter