OPINIÃO: ‘Melhor estádio do mundo é o que torcedor sente-se em casa’

- Matéria
- Mais Notícias
Teoricamente, o melhor estádio do mundo é aquele no qual o torcedor se sente em casa. Há também a memória afetiva. As alegrias vividas no palco acabam superando as deficiências do estádio. Houve uma época em que todos tinham problemas, incluindo os mais tradicionais, pois o futebol era mais importante que as dependências.
Num dado momento, no entanto, ali pela década de 1990, notadamente após acidentes que provocaram tragédias de grande porte, muitos sofreram reformas formidáveis, ou até mesmo foram demolidos, para a construção de arenas que mudaram o conceito das praças de esporte em geral. Vieram o acesso, o conforto e atrações que vão além do que se passa no gramado como prioridades. Como restaurantes e museus dos clubes.
De acordo com a badalada revista inglesa "FourFourTwo", a Bombonera, de propriedade do Boca Juniors, é hoje o melhor estádio do mundo. Supera, vejam só, e pela ordem de colocação, monstros sagrados como o Camp Nou, o majestoso Wembley, o Azteca, o Giuseppe Meazza de Milão, no bairro San Siro, e até o renovado teatro principal do único futebol pentacampeão do planeta, o Maracanã.
Na prática, não seria exagero trocar tais posições, conforme a vontade do torcedor, pois sem entrar em detalhes específicos, qualquer um deles pode ocupar o topo. De qualquer forma, abrir a relação com o estádio do Boca, e deixar o Maracanã de Pelé e Garrincha - olha a memória afetiva aí - em sexto lugar, parece um certo abuso da revista.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias