Opinião: ‘Ih, a Liberta vem aí… Vai começar a verdadeira folia’
Atlético-MG, Athletico Paranaense, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras darão o pontapé inicial na fase de grupos e sonham em conquistar a América

- Matéria
- Mais Notícias
A Festa de Momo já “começou” no Brasil. Mas não para o futebol. Aliás, iniciará quando todos já estiverem quase cansados. Por quê? “Ih, a Liberta vem aí...”. Em plena terça-feira de Carnaval e já na ressaca da Quarta-Feira de Cinzas, além da quinta, o Brasil vai parar. Literalmente! É quando será dado o pontapé inicial da fase de grupos da principal competição do continente: o grande sonho, em ordem alfabética (para deixar claro), de Atlético-MG, Athletico Paranaense, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras.
No eixo Rio-São Paulo, o Rubro-Negro e o Verdão não engrenaram ainda nos seus respectivos campeonatos estaduais, perderam clássicos e ninguém até agora sabe qual é o time titular, muito menos o esquema tático a ser adotado. Pelo menos, o time palmeirense manteve o plantel campeão brasileiro, além do seu treinador (isso, treinador porque sabe treinar e colocar seu trabalho em prática). Já o São Paulo foi embora bem antes do tempo.
Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro estão quase no mesmo nível. Mas será o suficiente para a maior competição sul-americana? No Campeonato Mineiro vão dando conta do recado. Por enquanto. Lá no Paraná, ou o Athletico está escondendo o jogo ou vai mesmo mal das pernas. Ficou em quinto lugar no seu grupo e não avançou sequer às semifinais do primeiro turno do Paranaense.
No Sul, Grêmio e Internacional, embora liderem o Gaúchão, o time comandado por Renato Gaúcho está “mil anos à frente”. Em oito jogos, já balançou as redes 23 vezes e sofreu apenas um gol, enquanto o Colorado marcou nove e levou sete. Só aí dá para ver como estão “desalinhados” os rivais para a estreia na Libertadores, embora, como já dissera inúmeras vezes, os estaduais não sirvam de parâmetro para o Campeonato Brasileiro, o que dirá para a principal competição do continente.
Um outro alento: à exceção do Atlético-MG, que joga em casa – mas pega logo de cara o Cerro Porteño (PAR) –, todos os outros times fazem o primeiro jogo fora. Peraí, me bateu outra coisa aqui. Pode ser viagem, no entanto: como pode querer um time conquistar a América e o mundo se não vence a batalha do Estadual? Só mesmo os clubes que possuem um elenco para ser dividido em “Time A” e “Time B”, e com técnicos que saibam realmente dar padrões às suas equipe e montar bons esquemas táticos.
Renato Gaúcho sabe, também sabe Felipão, assim como sabe Mano Menezes. Já os outros, sei não, vão depender de “milagres” ou da inspiração dos seus “craques”. No caso do Flamengo, por exemplo, Abel Braga sabe... Sabe falar muito de emoção, mas tática que é bom, nada. Para os flamenguistas, que eu queime a língua.
Até semana que vem, pessoal! Com ou sem ressaca? Melhor que seja com vitórias e festas de todos os brasileiros, de Norte a Sul.
Relacionadas
- Matéria
- Mais Notícias