Efeito dominó: Brasil pode ter até nove times na Libertadores 2025; entenda
Possíveis conquistas sul-americanas mudariam faixas de classificação no Brasileirão
As possíveis conquistas de clubes brasileiros na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana desta temporada podem encher de asteriscos a tabela do Campeonato Brasileiro no que se refere às faixas de classificação para as competições da Conmebol do ano que vem.
O Campeonato Brasileiro reserva vagas na fase de grupos da Libertadores para os quatro primeiros colocados (G4), além do campeão da Copa do Brasil; e na fase preliminar para quinto e sexto lugares. Mas, para 2025, o Brasil pode contar com até nove times na Libertadores, sendo sete na fase de grupos e dois na pré. Veja abaixo como cada time pode influenciar na tabela e nas faixas de classificação.
➡️Projete a tabela de classificação do Brasileirão com o simulador do Lance!
Atlético-MG (Libertadores e Copa do Brasil)
O Atlético-MG venceu o River Plate na última terça-feira (29) e é finalista da Libertadores 2024, além de ocupar a 10° posição no Campeonato Brasileiro. Caso o Galo conquiste o campeonato, ele garante sua vaga para a próxima temporada da Libertadores e abre uma para o 13° lugar na Copa Sul-Americana (os clubes que disputam Libertadores não jogam Sul-Americana).
E se o Galo fizer dobradinha com Libertadores e Copa do Brasil, ocupando duas vagas diretas na fase de grupos, o G4 do Brasileirão vira G5, e consequentemente, o sétimo lugar vai para a fase pré-Libertadores; o 14º colocado vai para a Sul-Americana.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Botafogo (Libertadores)
O Botafogo é o atual líder do Campeonato Brasileiro e enfrenta o Penãrol nesta quarta-feira (30) por vaga na final da Libertadores 2024. Se a equipe carioca passar pelos argentinos e vencer o Galo, terá classificação automática para a próxima temporada e dará a oportunidade para o quinto colocado do Brasileirão (na tabela atual seria o Internacional) de se classificar sem passar pela fase qualificatória da Copa Libertadores 2025. E o 13º colocado garantiria vaga na Copa Sul-Americana.
Corinthians (Copa Sul-Americana)
O Corinthians ocupa a 15° posição no Brasileirão e enfrenta o Racing nesta quinta-feira (31) pela semifinal da Sul-Americana. Se o Timão for campeão da Sul-Americana, garante uma vaga automaticamente para a Libertadores 2025 e para a Copa do Brasil, mas não vai "liberar" outra vaga para a Sul-Americana, devido à sua posição na tabela do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro (Copa Sul-Americana)
O Cruzeiro enfrenta o Lanús nesta quarta-feira (30) pelo jogo de volta da semifinal da Sul-Americana e ocupa o 8° lugar na tabela do Brasileirão, portanto, já teria vaga garantida para a Sula 2025. Caso o clube de Minas consiga o título nesta temporada, terá vaga automática para o ano que vem e uma nova será aberta para o 13° colocado (na tabela atual seria o Fluminense). A Raposa já esta classificada para a Copa do Brasil 2025.
Flamengo (Copa do Brasil)
Se o Flamengo conquistar o seu quinto título da Copa do Brasil e se mantiver na quarta posição na classificação do Brasileirão, o G4 vai virar G5, ou seja, o quinto entra na fase de grupos da Libertadores 2025. Consequentemente, o 13º vai para a Copa Sul-Americana.
Se o Rubro-Negro conquistar a Copa do Brasil e o Botafogo levar a Libertadores, estando os dois no G4 do Brasileiro, quinto e sexto colocados do Brasileirão entrarão direto na fase de grupos da Libertadores. Desta forma, sétimo e oitavo vão para a pré-Libertadores.