menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Comissão do Senado aprova punição dura para oferta ou venda de bebida alcoólica em estádios

Projeto de Lei de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos/CE) prevê que os infratores, caso lei seja aprovada, recebam pena de dois a quatro anos de reclusão, mais multa

CE quer punição dura para oferta ou venda de bebida alcoólica em estádios  Fonte: Agência Senado
imagem cameraSenador Eduardo Girão (ao microfone, em primeiro plano) é autor do projeto (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 12/11/2019
18:51
Atualizado em 12/11/2019
19:17

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta terça-feira, a Comissão de Educação do Senado Federal aprovou parecer favorável para a proposta de uma punição dura para a oferta ou venda de bebida alcoólica em estádios. No texto, o Estatuto do Torcedor poderá punir duramente quem oferecer, armazenar, distribuir ou vender, caso o projeto de lei 3.788/2019, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos/CE), seja sancionado. A pena aos infratores passaria a ser de dois a quatro anos de reclusão, mais multa e o impedimento de o condenado comparecer a qualquer evento esportivo, ou se deslocar pelas proximidades do estádio, em um prazo de dois a quatro anos.

Este projeto também apresenta outras mudanças no Estatuto do Torcedor. No artigo sobre o crime de promover tumulto, praticar ou incitar a violência, a proposta sugere o aumento da pena de um a dois anos para um a três anos de reclusão, além da multa. Caso o condenado estiver sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa que leve a dependência, a pena poderá ser aumentada em um terço. Ao justificar o projeto, o senador Eduardo Girão, que já foi presidente do Fortaleza, afirmou entender que "essas medidas são primordiais para a contenção do crescente quadro de violência que hoje permeia o futebol brasileiro".

- Brigas generalizadas, dentro e no entorno dos estádios, que colocam em risco a segurança dos torcedores e do espetáculo. Com essas medidas, espera-se que todo torcedor possa ter garantidas segurança e tranquilidade para frequentar os estádios de prática esportiva em todo o território nacional - comentou o senador Plínio Valério (PSDB/AM), relator da proposta na Comissão de Educação do Senado Federal, reconhecendo que notícias sobre confrontos envolvendo pessoas alcoolizadas em eventos esportivos estão sendo cada vez mais frequentes no cenário nacional.

O próximo passo do projeto de lei é ir para votação final na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, o que ainda não tem data para ocorrer.

  • Matéria
  • Mais Notícias