Clássico entre Botafogo e Flamengo marca duelo de diferentes gerações

Luís Castro aposta na experiência da defesa alvinegra e Vítor Pereira deposita confiança na juventude do ataque rubro-negro

oel Carli (Botafogo) e Mateusão (Flamengo)
Botafogo e Flamengo se enfrentam em Brasília (Divulgação/Vitor Silva Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

O clássico entre Botafogo e Flamengo promoverá um duelo de diferentes gerações. Enquanto Luís Castro aposta na experiência dos defensores alvinegros, Vítor Pereira deposita confiança na juventude do ataque rubro-negro.

O Glorioso vai com força máxima em busca de mais uma importante vitória no Campeonato Carioca, mas contará com desfalques importantes. O Rubro-Negro, por outro lado, está com os olhares voltados para Recopa e entrará em campo com uma equipe repleta de garotos. 

+ Página viraliza ao publicar “classificação dos pontos corridos” desde 2003; veja o top 20

Cuesta
Vítor Silva/Botafogo

+ Luís Castro x Vitor Pereira: trajetória, mentalidade e amor pelo mar unem treinadores de Botafogo e Flamengo


BOTAFOGO


Com Rafael e Adryelson suspensos, Luís Castro precisou encontrar soluções para a defesa alvinegra. A dupla de zaga deverá ser formada por Joel Carli, de 36 anos, e Víctor Cuesta, de 34 anos. Nas laterais, Botafogo também contará com jogadores experientes. Daniel Borges, de 29 anos, entra na vaga de Rafael. Recuperado de um desconforto muscular, Marçal, de 34 anos, volta para equipe titular.

PARTE MENTAL

O lado psicológico é fundamental em qualquer clássico. Ao longo de sua passagem por Porto Alegre, Víctor Cuesta disputou diversos clássicos entre Grêmio x Internacional e sabe lidar com momentos de tensão. Apelidado de "xerife" pelos torcedores, Joel Carli também já mostrou que tem liderança de sobra para jogos mais pegados. O argentino, inclusive, precisou entrar em campo ao longo do clássico com Vasco mesmo com dois jogadores expulsos e mostrou muita personalidade em campo. A parte mental sem dúvidas será um fator positivo para os alvinegros.

BOLA AÉREA

Caso Flamengo opte por explorar bolas aéreas com Mateusão, Botafogo estará preparado. Joel Carli, de 1,93m, e Víctor Cuesta, de 1,87m, possuem altura de sobra para afastar os ataques rubro-negros pelo alto. O tamanho dos argentinos também pode ser uma arma forte em eventuais bolas paradas dos alvinegros no clássico.

Matheus Gonçalves e André Flamengo Resende
 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

 FLAMENGO

De olho na Recopa Sul-Americana, o Flamengo não mandou nenhum titular para Brasília. Dessa forma, o ataque será formado por jogadores que buscam mais oportunidades e alguns Garotos do Ninho. A ideia de Vítor Pereira é mandar Matheus Gonçalves, joia das categorias de base, Everton Cebolinha, Marinho e Mateusão à campo. Com isso, o Rubro-Negro terá algumas vantagens. 

SEDE DE OPORTUNIDADES

Por se tratar de um clássico, logo antes de uma decisão sul-americana, os jogadores que estarão em campo devem ter um algo a mais. Everton Cebolinha, por exemplo, ainda busca se firmar no Flamengo. Marinho é outro que tenta um último gás, já que está envolvido em diversos rumores de negociações. Matheus Gonçalves será titular pela primeira vez, enquanto Mateusão, pela sexta. 

JOGADAS EM VELOCIDADE

Os atacantes rubro-negros ainda podem explorar uma deficiência da experiente zaga do Botafogo: a falta de velocidade. O Flamengo pode se dar bem se colocar a bola no chão, apostar na habilidade e potência de seus jogadores. Tudo depende do estilo de jogo que Vítor Pereira decidir utilizar no clássico em Brasília. 

+ Botafogo x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques do jogo do Campeonato Carioca

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 18h, no estádio Mané Garrincha, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Glorioso e Rubro-Negro estão na zona de classificação para a fase final, com 16 e 20 pontos, respectivamente. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter