menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Apitaço no Paulistão faz parte de ação da FPF para o Dia da Mulher

Ação #OApitoÉDelas faz parte do Movimento #ElasnoEstádio, criado neste ano para incentivar o público feminino no Paulistão 2020<br>

Dia da Mulher
imagem cameraGuarani abriu a nona rodada contra o Ituano, no Novelli Júnior, com a presença das mulheres (Divulgação/FPF)
Dia 07/03/2020
17:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

Neste domingo (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Pensando nisso, a Federação Paulista de Futebol elaborou uma ação para a nona rodada do Campeonato Paulista, que teve início na última sexta-feira. Antes do começo das partidas, os jogadores estão entrando em campo acompanhados de mulheres e não de crianças, como de costume, numa iniciativa chamada #OApitoÉDelas.

- O apitaço é mais uma ação que reforça o movimento único, da FPF e dos clubes filiados, para reforçar o fato de que o futebol é um ambiente para a mulher, assim como é para os homens. Queremos mais mulheres praticando futebol, assistindo futebol e desfrutando desse esporte que movimenta milhões de pessoas no Brasil, mas que ainda está rodeado de preconceito. O futebol não tem gênero - afirma Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF e ex-jogadora da Seleção feminina.

A iniciativa, que será realizada pelos 16 clubes participantes do torneio, faz parte do Movimento #ElasnoEstádio, da qual Pellegrino é embaixadora. O objetivo é abordar a presença feminina na modalidade e também discutir sobre o assédio. Vale lembrar que outras ações estão sendo realizadas desde o início do ano, como abertura de um canal de comunicação direto com mulheres para relato de crimes ou ofensas, incentivo a coletivos e grupos femininos para ida conjunta aos estádios, entre outros.

Tanto a camiseta lilás quanto o apito são símbolos da luta das mulheres. O primeiro simboliza a cor do movimento, enquanto o uso do segundo é incentivado por entidades e campanhas no combate ao assédio. Na nona rodada, as mulheres se posicionam em volta do círculo principal e, ao sinal do árbitro, assopram o apito em uma manifestação de que o estádio também é ambiente para todas elas.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias