Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa e Liga na Europa: veja quem fez a dobradinha nos últimos dez anos

O LANCE! separou todos os clubes que conquistaram a Liga e a Copa nacional no mesmo ano nos cinco principais países europeus. Confira os detalhes dessas equipes...

(Foto: PAU BARRENA / AFP)
Escrito por

A Juventus goleou o Milan por 4 a 0 na final da Copa Itália e conquistou o título mais uma vez, sendo assim, a Velha Senhora está próxima de conquistar a sua quarta 'dobradinha' consecutiva. No Campeonato Italiano, basta um empate para a Juve sagrar-se como campeã. Vencer a Liga e a Copa nacional na mesma temporada é um feito que poucos clubes alcançaram e o LANCE! separou os nove que atingiram este feito nas cinco principais competições europeias (Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França) nos últimos dez anos.

Espanha

Apenas o Barcelona terminou a temporada com dobradinhas e ao todo foram quatro vezes, sendo elas nas temporadas de 2008/09, 2014/15, 2015/16 e recentemente, 2017/18. O destaque principal vai para Messi e Iniesta, que lideraram a equipe em todas essas conquistas, além desses dois craques, outros nomes se destacaram em pelo menos uma dessas conquistas como os técnicos Guardiola e Luis Henrique. E as estrelas de Neymar, Suarez e Pique também fizeram parte dessa hegemonia.

Itália

Internazionale
Comandada por Mourinho, o time perdeu a estrela Ibrahimovic na temporada 2009/10, mas ganhou Samuel Eto'o em uma troca com o Barcelona. Além da chegada de Thiago Motta, Sneijder e Diego Milito. No Cameponato Italiano a Inter demonstrou soberania e conquistou o Calcio pela quinta vez seguida, que ainda contou com Milito como artilheiro da competição, com 22 gols. Já na Copa da Itália, o clube venceu a Roma na final por 1 a 0, com gol do artilheiro Diego Milito. Poucos meses depois a Internazionale ainda conquistaria a Europa.

Juventus 
O treinador Massimiliano Allegri fez história com a Juve e conquistou por três vezes consecutivas a dobradinha nacional. Em 2014/15, a Velha Senhora do goleiro Buffon, contava também com as estrelas Chiellini, Pirlo, Pogba e Tévez. Na temporada seguinte perderam alguns jogadores mas substituiram a altura, Hernanes, Khedira e Mandžukić foram importantes nos triunfos da equipe em 2015/16 e sagraram-se campeões com facilidades em ambas competições.

Sem Pogba, principal jogador das conquistas anteriores, a estrela de Pjanić, Dybala e Híguain brilhou e ajudaram a Juve a conquistar mais uma vez a Serie A e a Copa da Itália em 2016/17 com larga vantagem. A equipe de Turim está a um empate de conquistar sua quarta dobradinha consecutiva, as quatro comandadas por Allegri.

Alemanha

Borussia Dortmund
Liderados por Jürgen Klopp, o elenco contava com Hummels, Götze, Lewandowski, Kagawa e Gündoğan. Sem grandes dificuldades, foram campeões da Copa da Alemanha justamente contra seu maior rival, o Bayern de Munique, após vitória por 5 a 2 e acabando com a fila de 23 anos sem levantar a taça da Copa. Já a Bundesliga foi conquistada com duas rodadas de antecedência e com as incríveis marcas de apenas três derrotas durante a competição e 28 jogos de invencibilidade, sendo assim, o Borussia sagrou-se bicampeão da Alemanha. De fato era o time a ser batido do país naquela temporada.

Bayern München
A poderosa equipe alemã mostrou seu poder e em dez temporadas conquistou cinco dobradinhas. Comandada por Ottmar Hitzfeld em 2007/08, e com craques como Luca Toni, Podolski, Klose, Ribery e Zé Roberto, o clube de Munique venceu com vantagem de dez pontos a Bundelisga e na Copa derrotou o Borussia Dortmund na final por 2 a 1, em partida decidida apenas na prorrogação. Dois anos depois, voltaram a conquistar as duas competições nacionais, dessa vez sob o comando do holandês Louis van Gaal, mas com um plantel um pouco diferente. Mario Gomez, Thomas Müller e Arjen Robben, além de Ribery, que já estava se destacando nas temporadas anteriores, lideraram o Bayern em ambas conquistas e novamente com certa facilidade.

Em 2012/13, o técnico Jupp Heynckes comandou o forte elenco do Bayern que contava com as estrelas Neuer, Lahm, Alaba, Ribéry, Kroos, Robben e Gómez. No Campeonato Alemão, ergueram a taça com seis rodadas de antecedência e quebrou diversos recordes como maior número de pontos em uma temporada (91), maior número de vitórias consecutivas (14) e maior saldo de gols (+80), perdendo apenas um jogo na competição, contra o Borussia Dortmund. E na Copa da Alemanha venceram o Stuttgart por 3 a 2 na final. Com a mesma base do elenco, o Bayern atingiu o mesmo feito na temporada seguinte e levou os dois torneios nacionais.

Já na temporada de 2015/16, comandados por ninguém menos que Pep Guardiola, o Bayern novamente conqusitou a dobradinha com outro elenco poderoso. Lewandowski, Thomas Müller, Xabi Alonso e Douglas Costa foram fundamentais para esse feito, além de Franck Ribéry, que esteve presente em todas as dobradinhas do clube.

Inglaterra

Apenas o Chelsea acabou a temporada com dobradinha nos últimos dez anos. Isso aconteceu em 2009/10, ano em que os Blues venceram a Premier League com quebra de recorde de gols, foram 103 e com o atacante Drogba se destacando, sendo artilheiro da competição com 29 tentos marcados. Esse foi o quarto título do Chelsea na Premiere League. Já na Copa da Inglaterra o gigante inglês venceu o Portsmouth na final por 1 a 0, onde mais uma vez o artilheiro Drogba decidiu.

França

Lyon
Comandados por Alain Perrin, o Lyon confirmou seu poder absoluto na primeira década do século XXI. Com Fred e Benzema no ataque, além de outros brasileiro como o ídolo e capitão Juninho e o zagueiro Cris, a equipe dominou a França na temporada de 2007/08 e conquistou a dobradinha da Ligue 1 e Copa da França. O título da Liga foi o sétimo consecutivo do clube e com apenas 20 anos, Benzema foi o artilheiro da competição, com 20 gols. Já na Copa venceram o PSG na final com gol na prorrogação do atacante Sidney Govou.

Lille 
A França se rendeu ao Lille na temporada 2010/11 que derrotou todos os favoritos à conquista dos títulos nacionais, tanto na Liga como na Copa, após 56 anos de espera por algum título nacional. O goleiro Mickael Landreau, o mais experiente do elenco, foi quem mais liderou a equipe, além de outros nomes como os brasileiros Túlio de Melo e Emerson, Gervinho e até então a promessa Eden Hazard, que completava seus 20 anos no ano do título. E na Copa da França o Lille venceu o Paris Saint-Germain na final por 1 a 0, gol marcado por Obraniak.

Paris Saint-Germain
Nesta temporada, o PSG conquistou sua terceira dobradinha nas últimas quatro temporadas. Sob o comando de Laurent Blanc e com Thiago Silva, Cavani e a estrela e ídolo do clube Ibrahimović em campo, a equipe parisiense domingou a França e conquistou com folga por dois anos consecutivos a Ligue 1 e a Copa da França em 2014/15 e em 2015/16.

Por conta do alto investimento na campanha atual, a expectativa do clube era a conquista da Liga dos Campeões, algo que não aconteceu, porém mais uma vez dominaram o país e foram campeões com larga vantagem das duas competições nacionais. Comandados por Unai Emery, o elenco contava com grandes estrelas como Neymar, Mbappé e Cavani, o que facilitou ainda mais o poder do clube em seu país, se tornando o time a ser batido.