Transferências batem recorde nessa janela européia

Amir Somoggi, blogueiro e colunista do LANCE!, faz um balanço do que aconteceu no período mais movimentado do mercado no Velho Continente

Neymar foi a maior transferência dessa janela, trocando o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de euros (R$ 829 milhões)
(Foto: Franck Fife / AFP)

Escrito por

O ano de 2017 está marcado como que gerou o maior volume de recursos em contratações. As 15 maiores contratações deste ano chegaram a 1 bilhão de euros!

A aquisição de Neymar pelo PSG por 222 milhões de euros foi um marco no valor máximo já pago por um jogador de futebol. Somando salários e outros pagamento em 5 anos um negócio de quase 400 milhões de euros.

Além do fator Neymar, nesse ano vários clubes bateram seu recorde de gastos com contratações. Além do PSG, o Barcelona que recebeu a bolada também saiu gastando. O Barça também superou seus recordes.

A lógica é essa, a perda de um ídolo, tem como reposta, a aquisição de novos atletas, pensando muito em não se prejudicarsob aspectos técnicos, além de perdas de marketing.

O dinheiro do PSG impulsionou uma corrente de investimentos, já que o dinheiro que o Barça usou também produz a possibilidade do outro time gastar mais. Somente com Dembélé e Paulinho foram quase 150 milhões de euros. Além do clube ter se mostrado disposto a desembolsar 160 milhões de euros por Phillipe Coutinho.

Vários outros clubes bateram recorde em contratações nessa janela de transferências, além de PSG e Barcelona. O Chelsea, Arsenal, Everton, Bayern de Munique e Tottenham superaram seus próprios números históricos.

Um dos principais fatores para esse volume astronômico de dinheiro são os times dos magnatas, que definitivamente inflacionaram o mercado, com valores fora da realidade.Clubes em toda a Europa estão nas mãos de bilionários e isso fez com que os valores subissem. E nessa janela superaram ainda mais os valores já inflacionados pelos times tradicionais.

Mesmo com o Fair Play Financeiro da UEFA os investimentos altos prosseguem. Novos times foram comprados, como por exemplo Internazionale e Milan que tem planos de investimento no time.

Outro importante fator é o dinheiro da TV. Os clubes ingleses, os maiores gastões nas janelas de transferências bateram novo recorde. Os 20 times da Premier League dividem nesse ano 2,7 bilhões de euros em seu contrato da TV. Isso significa que pelo menos 100 milhões de euros chegam a cada time menor. Frente aos 150 milhões de euros dos que mais recebem.
Assim,todos os times têm muito para investir e o mercado se aquece. Somente nessa janela os times ingleses gastaram mais de 1,5 bilhão de euros.

Os valores altos pagos pela TV em todas as ligas da Europa são os verdadeiros impulsionadores do mercado. Atualmente as 5 principais ligas da Europa faturam 6,7 bilhões por ano com a TV.

E finalmente o valor distribuído pela UEFA também ajudou a aquecer o mercado de transferências. A UEFA distribui altos valores para os times que participam de suas competições. Assim com valores ais altos podem continuar investindo.

Somente a Champions supera faturamento de 2 bilhões de euros por ano.

O investimento vem da gestão do negócio, de uma administração 100% empresarial, profissional e eficiente.

Completamente o oposto do que temos no Brasil atualmente. Por isso assistimos a tudo isso de longe e pela TV claro...

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter