Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospectiva LANCE!: PSG fracassa no Francês e na Champions, mas vê chegada de Messi como esperança

Time caiu para o Manchester City nas semifinais do torneio europeu e ficou atrás do Lille em âmbito nacional; na janela de transferências, reforçou o elenco com estrelas mundiais

O PSG não teve um ano vencedor em 2021 e espera mudar a rota rumo às taças em 2022 (Arte Lance!)
Escrito por

O ano de 2021 chega ao fim para o Paris Saint-Germain sem que o clube francês consiga cumprir seu principal objetivo mais uma vez: conquistar a Champions League. Após a ida à decisão em 2020, Neymar, Mbappé e companhia entraram na nova temporada como um dos grandes candidatos ao título, mas fracassaram. Veja a seguir na Retrospectiva LANCE! o ano da equipe parisiense.

>>> Veja como ficaram os confrontos do mata-mata da Champions League


MUDANÇA DE TREINADOR
O ano do PSG começou com novidades logo no segundo dia de 2021. Após a demissão de Thomas Tuchel, consumada em 29 de dezembro de 2020, o clube parisiense confirmou a contratação de Mauricio Pochettino, que estava desempregado desde o fim de 2019.

Depois de chegar à final da Champions League com o Tottenham em 2019, quando foi derrotado pelo Liverpool, a expectativa era que o argentino repetisse o bom trabalho feito nos Spurs. Pegando um time em meio à temporada, entretanto, o desempenho não foi dos mais satisfatórios.

Mauricio Pochettino assumiu o PSG no início de 2021 (Foto: ALAIN JOCARD / AFP)

QUEDA NA CHAMPIONS
Vice-campeão da Champions League na temporada 2019/20, o Paris Saint-Germain era visto como um dos principais candidatos ao título para a época seguinte. O troféu, no entanto, mais uma vez, não foi para a galeria do Parque dos Príncipes.

Sob o comando de Mauricio Pochettino, o PSG eliminou o Barcelona com show de Mbappé no Camp Nou, nas oitavas de final, e nas quartas de final se vingou do Bayern de Munique, algoz na decisão no ano anterior, com o francês sendo destaque mais uma vez, ao lado de Neymar, que distribuiu dribles e boas jogadas na eliminatória.

Nas semifinais, no entanto, os franceses perderam para o Manchester City duas vezes (2 a 1 e 2 a 0) e se despediram mais uma vez do torneio sem conseguir erguer a cobiçada 'orelhuda'.

O Manchester City foi o algoz do PSG nas semifinais da Champions League de 2020/21 (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

VICE NO FRANCÊS
Como se o calvário na Champions League não fosse o bastante, o Paris Saint-Germain ficou sem conquistar também a Ligue 1, o torneio nacional da França. Com elenco muito superior aos demais adversários, a equipe da Cidade Luz foi batida pelo Lille, que conquistou seu quarto título do Campeonato Francês.

Na última rodada da competição, o PSG até tinha chances de conquistar o título, mas precisava, além de vencer seu jogo, torcer por um tropeço dos Dogues. Neymar e companhia fizeram sua parte, vencendo o Brest, mas o Lille bateu o Angers e levantou a taça depois de dez anos. 

A equipe teve um desempenho muito irregular, com oito derrotas e quatro empates em 38 jogos - 82 pontos no geral, contra 83 do Lille. Na 31ª rodada, em pleno Parque dos Príncipes, o PSG foi derrotado pelos futuros campeões por 1 a 0.

O Lille foi campeão francês de 2021 e derrotou o PSG em Paris no confronto direto (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

CHEGADA DE MESSI E OUTROS GRANDES NOMES
A janela de transferências para a temporada 2021/22 mostrou que o PSG estava disposto a esquecer a campanha sem títulos e vencer tudo. Sem poupar esforços, Nasser Al-Khelaïfi e Leonardo, presidente e diretor esportivo, respectivamente, investiram pesado no elenco e fizeram seis contratações que abalaram o mercado.

O Paris Saint-Germain trouxe reforços para todos os setores do campo e contratou o goleiro Donnarumma, o zagueiro Sergio Ramos, os laterais Hakimi e Nuno Mendes, o meio-campista Wijnaldum e o meia-atacante Lionel Messi, que foi a cereja do bolo.

PSG e seus galácticos: mercado do clube abalou o futebol mundial em julho e agosto (Foto: BERTRAND GUAY / AFP)

NOVELA MBAPPÉ
Se por um lado o PSG confirmou a chegada de grandes nomes, o clube se viu no meio de polêmica novela envolvendo o atacante Kylian Mbappé. Fã declarado do Real Madrid, o camisa 7 já afirmou em diversas oportunidades que deseja atuar no clube espanhol.

Sabendo disso, os Merengues tentaram a contratação do atleta, que pediu para ser transferido. O Paris, entretanto, bateu o pé e não liberou o atacante. Com contrato somente até o fim da temporada, porém, a expectativa é que o francês deixe a Cidade Luz de graça.

O PSG ainda tenta reverter a situação para renovar com o jogador, mas Mbappé parece irredutível em sua escolha. Sem esboçar qualquer sinal de pretende ampliar o vínculo, o atleta de 23 anos poderá assinar com outra equipe a partir de 1º de janeiro de 2022. O Real Madrid acompanha o caso.

* Estagiário sob a supervisão de Victor Mendes

Em 2021, Mbappé foi o grande nome do PSG; fora das quatro linhas, teve seu nome ligado ao Real Madrid (Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP)