Racismo? Roma e Inter repudiam jornal italiano com ‘Black friday’ na manchete; ‘Corriere’ se defende

Periódico afirmou que a capa é 'inocente' e foi 'transformado em veneno por quem tem veneno dentro'. Milan e internautas foram em defesa dos clubes envolvidos

Capa do Corriere Dello Sport é acusada de racismo
Lukaku e Smalling são mostrados com a manchete 'Black Friday' (Foto: Reprodução)

Escrito por

A edição desta quinta-feira do jornal italiano 'Corriere Dello Sport' gerou muita polêmica na web ao fazer uma capa com a escrita 'Black Friday', com Lukaku, da Inter, e Smalling, da Roma, dois jogadores negros, para chamar a atenção da partida entres as equipes nesta sexta-feira, pelo Campeonato Italiano.

Internautas entenderam que a publicação teve conotação racista e clubes se posicionaram pelo Twitter.  A Inter, uma das equipes citadas na capa, se posicionou oficialmente.

- O futebol é paixão, cultura e fraternidade. Somos e sempre seremos contra qualquer forma de discriminação - afirmou o perfil oficial do clube.

A Roma também se posicionou pelo Twitter, ironizando a publicação

O Milan foi solidário as clubes envolvidos e divulgou uma nota onde afirma que é 'completamente inaceitável tamanha ignorância sobre racismo. Não ficaremos em silêncio nesta questão'.

Internautas também criticaram a publicação e relembraram os frequentes casos de racismo na Itália.

- Um jornal tão tradicional da Itália como o 'Corriere Dello Sport' com uma capa tão baixa, mesquinha, uma total insanidade. Pela impunidade estabelecida na Itália situações como essa se tornaram normais. Triste Realidade - afirmou um usuário do twitter

Após a repercussão negativa, o jornal se defendeu. Em sua página principal da edição online, o 'Corriere Dello Sport' afirmou, de forma ácida, que o título é 'inocente' e foi 'transformado em veneno por quem tem veneno dentro.

Veja a nota na íntegra:

"Plataformas digitais? Eu diria caixotes de lixo. Composto de rancores nobres. Indignação barata. Um bom pensamento por dia mantém o médico afastado. Hoje em dia, exércitos de pessoas retas se reúnem na Web para tornar brancas suas belas almas.

Depois de identificar o racista de plantão, vá, dois toques no teclado e fora da mancha, você se sente um homem melhor em um mundo melhor. Branco, preto, amarelo Negar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo anti-racismo.

O suburra mental dos moralistas de domingo, quando quinta-feira também é domingo. "Black Friday", para quem quer e pode entender, foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença. Se você não entende, é porque você não pode fazer ou porque faz.

Um título inocente, por mais perfeitamente argumentado por Roberto Perrone, é transformado em veneno por quem tem o veneno dentro."

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter