Nova Caledônia? Onde fica e como é o futebol no país que enfrentará o Brasil no Mundial Sub-17

País da Oceania fica próxima a Austrália e tem população aproximada de 271 mil habitantes

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
País participou do Mundial Sub-17 em 2017 (Foto: Reprodução/Twitter FIFA)

Escrito por

A Nova Caledônia é uma ilha localizada na Oceania e é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar de Coral. O arquipélago é conhecido por suas praias com palmeiras e por ter uma das maiores lagoas do mundo, com 24.000 km² e uma vida marinha diversificada. Mas também o país vem crescendo na área do futebol, já que disputa mais uma vez o Mundial Sub-17.

No âmbito nacional, o Campeonato Neocaledônio de Futebol existe desde 1950, atualmente com 12 equipes e tem como o maior campeão o AS Magenta, que conquistou o título 12 vezes e é o atual campeão. O principal local de jogos no país é o Estádio Numa Daly, na capital Noumea.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O país chegou na Copa do Mundo Sub-17 por chegar na final do Campeonato Sub-17 da OFC, o continental da Oceania, em 2023. Os garotos neocaledônios perderam a final para a Nova Zelândia e não foram campeões, mas se classificaram para o Mundial juntamente com os neozelandeses.

➡️ Brasil x Nova Caledônia: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo pela Copa do Mundo Sub-17

Essa não será a primeira participação do país no Mundial, já que disputaram em 2017, na Índia. Na ocasião, a Nova Caledônia caiu no grupo com França, Honduras e Japão. A seleção perdeu para os franceses e para os hondurenhos, mas conseguiu assegurar um empate heróico por 1 a 1 contra os japoneses.

O treinador da equipe é o português Leonardo Lopez, que já teve passagem no futebol neocaledônio quando treinou o AS Tiga Sports, que foi campeão em 2020 e 2022. O jogador em destaque do país é o ponta Nolhann Alebate, que nasceu em 2006 e joga na base do Hienghène Sport, time da Nova Caledônia. Alebate recebeu o prêmio de melhor jogador do Campeonato Sub-17 da OFC, por seus três gols e duas assistências no torneio.

➡️ Médico da Seleção Brasileira se diz ‘satisfeito’ com recuperação de Neymar: “Seguindo tudo o que a gente propõe”

Dessa vez em 2023, o país caiu no grupo com Brasil, Inglaterra e Irã. Na estreia, tomou uma goleada por 10 a 0 dos ingleses e agora encara o Brasil, na terça-feira (14), às 6h (Brasília), que perdeu para o Irã por 3 a 2 no seu primeiro jogo no Mundial.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter