Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ídolo do Real Madrid, francês Raymond Kopa morre aos 85 anos

Ex-meia fez parte da geração de ouro do time e foi tri da Champions na década de 50

Kopa participou de duas Copas do Mundo pela França (Foto: Arquivo Lance!)
Escrito por

O futebol amanheceu de luto. Ídolo do Real Madrid, Raymond Kopa morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 85 anos. O 'Napoleão', como era conhecido, foi campeão europeu pelo clube em três oportunidades seguidas na década de 50. Foi o primeiro jogador francês a receber a Bola de Ouro. 

Kopa recebeu o apelido de 'Napoleão' por sua baixa estatura e estilo arrojado. Era um meia habilidoso e rápido. Começou sua carreira pelo Angers e jogou também no Reims, onde fez sucesso e ficou conhecido no mundo.

Kopa jogou com Di Stefano (STRINGER / INTERCONTINENTALE / AFP)

Foi convocado pela primeira vez para a seleção francesa em 1952 e disputou a Copa de 1958, perdendo para o Brasil na semifinal (terminou em terceiro na ocasião). O ataque gaulês era poderoso e contava ainda com Roger Piantoni e Just Fontaine, que marcou 13 gols naquele mundial, até hoje um recorde na competição.

Após cinco anos no Reims, Kopa mudou-se para o futebol espanhol, onde jogou no Real Madrid. Pelo time merengue, foi tri da Liga dos Campeões (1956/57, 1957/58 e 1958/59) e formava um ataque de peso, com Alfredo di Stefano, Francisco Gento e Héctor Rial.

Logo tornou-se ídolo do Real Madrid e retornou ao Reims em 1959, onde encerrou a carreira no clube oito anos depois. Kopa marcou ainda 18 gols pela seleção francesa em 45 partidas.