Futuro: seis atletas espanhóis do Real estiveram no Europeu sub-21 em 2017

Clube de Madri garante futuro ainda mais promissor a cada janela de transferência; maioria desses jogadores, porém, não teve muito espaço na última temporada

espanha sub 21 2017
Marco Asensio foi o jovem espanhol com maior destaque nos últimos meses (Foto: AFP)

Escrito por

Como o mundo do futebol é sempre dinâmico, pensar no futuro de um elenco é essencial para tentar se manter no topo. Buscando manter sua recente dinastia, o Real Madrid, atual tricampeão da Uefa Champions League, não foge disso e, a cada temporada que passa, busca qualificar seu elenco com jovens jogadores – como os brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo, por exemplo.

A recente contratação do lateral-direito Álvaro Odriozola traz uma peculiar – e promissora – estatística para os merengues: com a adição do defensor, o elenco que será treinado por Julen Lopetegui na próxima temporada agora conta com seis jogadores que estiveram presentes no elenco de 23 atletas da Espanha na Eurocopa Sub-21 no ano passado, onde a mesma foi vice-campeã – perdendo para a Alemanha na final.

Esses atletas são os meias Marco Asensio, Dani Ceballos e Marcos Llorente, o zagueiro Jesús Vallejo, o atacante Borja Mayoral e, obviamente, o lateral Álvaro Odriozola. Todos esses jogadores garantem que o presidente Florentino Perez, além de conseguir manter uma equipe principal muito competitiva, também pensa no futuro do elenco, já que muitos jogadores que são presença constante no 11 inicial já ultrapassaram ou estão chegando perto dos 30 anos.

De todos os listados, Marco Asensio é o único que possui momentos de destaque na equipe principal do Real. Um dos atletas mais promissores do mundo, o camisa 20 coleciona bonitos gols em duelos importantes, como contra o Barcelona na Supercopa da Espanha e contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões. O atleta de 22 anos era um dos “12º jogadores”, participando de partidas com constância, de Zinedine Zidane.

Os outros quatro, porém, não possuem momentos de brilho vestindo a camisa merengue: Dani Ceballos, melhor jogador daquele Europeu Sub-21, assinou contrato vindo do Bétis na última temporada, mas nunca teve sequência esperada no Real Madrid – mesmo com os constantes pedidos vindo dos torcedores do clube da capital espanhola. O atleta de 21 anos participou de 22 partidas na última temporada, marcando dois gols.

O volante Marcos Llorente, peça-chave do Alavés, clube em que esteve emprestado e que foi vice-campeão da Copa do Rei, na temporada 2016-17, não teve o mesmo espaço no Real Madrid nos últimos meses. Apesar de todo o alarde por conta de seu desempenho no clube do país basco, o jogador de 23 anos esteve em campo por 1063 minutos na temporada – a grande maioria, porém, em jogos da Copa do Rei, torneio que o Real jogava com um time repleto de jogadores suplentes.

Emprestado para o Wolfsburg na temporada retrasada, Borja Mayoral foi, em tese, a principal opção para Karim Benzema no comando de ataque da equipe. Apesar da temporada abaixo da média do francês, o atacante de 21 anos não recebeu muitas chances, participando de 24 jogos na temporada, balançando as redes em sete oportunidades e distribuindo assistências três vezes.

Por fim, outro que esteve na Alemanha na temporada 2016-17, mais precisamente no Eintracht Frankfurt, o zagueiro Jesús Vallejo foi a quarta opção nos zagueiros de Zidane na última época. Titular daquela Espanha em 2017, o defensor participou de 12 jogos na temporada – incluindo o jogo de volta contra a Juventus, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

O fator inatividade, em tese, não será um grande problema para esses jogadores na temporada que está por vir, já que Julen Lopetegui, ex-treinador da Seleção Espanhola e apresentado como o técnico do Real nos próximos anos, pretende contar ainda mais com jogadores espanhóis, por toda sua natural identificação com os mesmos, nesse período de tempo.

Completando a parte jovem do elenco do Real estão o lateral-esquerdo francês de 21 anos Theo Hernández, irmão de Lucas Hernandez, alteta do Atlético de Madrid, Achraf Hakimi (19), lateral-direito marroquino oriundo das categorias de base, os volantes Mateo Kovacic (24) e Federico Valverde (19), além do norueguês Martin Ödegaard, de 19 anos, que esteve emprestado ao Heerenveen na última temporada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter